Tasquinhas de Rio Maior esperam atrair 100 mil visitantes em dez dias

21 Fevereiro 2024, 15:12 Não Por Lusa

A edição 2024 das Tasquinhas de Rio Maior abre portas no dia 01 de março, estimando a autarquia que cerca de cem mil visitantes passem pelo certame que decorrerá no Pavilhão Multiusos, durante dez dias.

“Dez dias para dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional” é a proposta da Câmara de Rio Maior, no distrito de Santarém, estimando atrair nesta edição da Feira das Tasquinhas “cerca de 100 mil visitantes” ao Pavilhão Multiusos do concelho do distrito de Santarém.

Durante os dez dias de duração da feira, que arranca no dia 01 de março, 16 Tasquinhas típicas, “decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, são geridas por quase um milhar de voluntários”, explica a Câmara em comunicado.

Ao longo do certame, os voluntários assumem “os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada um os pratos mais apetecidos da sua terra”, lê-se na nota.

Entre as ementas ao dispor dos visitantes contam-se desde ensopado de borrego a cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, chanfana, dobrada com feijão branco, favas, polvo ou bacalhau assado ou em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

Para além das tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante poderá ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, “que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 expositores”, é ainda referido no comunicado.

A animação do certame será garantida pelas tradicionais ‘bandinhas’, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional e, nesta edição, a nave do Piso 1 voltará a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades´.

Em paralelo, irão decorrer atividades como o Torneio de Golfe Tasquinhas e do Torneio de Padel Tasquinhas.

As Tasquinhas de Rio Maior são um evento declarado pelo Turismo de Portugal como “De Interesse para o Turismo Nacional”.

O certame estará aberto ao público de segunda a quinta-feira entre as 19:00 e as 01:00, no sábados das 10:00 à 01:00 e no domingo das 12:00 à 00:00.

________________

_____________________

_____________________