Tarde de Festa Brava encerrou Festas de São José (com Fotos)

20 Março 2023, 1:25 Não Por João Dinis

Foi com cerca de 10 mil pessoas nas bancadas da Praça de Touros Celestino Graça, que encerraram este ano as Festas de São José, que decorreram de 15 a 18 de março em Santarém.

O cartel que aliciou os espetadores que quase encheram a Monumental escalabitana era composto pelos cavaleiros João Moura Jr. e Francisco Palha, bem como pelos Forcados Amadores de Santarém e Évora, numa tarde em que saíram à arena touros da ganadaria Murteira Grave.

De acordo com Solange Pinto, no site TouroeOuro.com, “Francisco Palha andou paciente e com ganas de triunfo, ainda que o mesmo tenha sido condicionado pela pouca entrega do toiro. A tal paciência fez com que Palha fosse construindo faena, a passo, recriando-se em bons ferros e uma brega emotiva.”

A jornalista considerou que “João Moura Júnior venceu o duelo, sobretudo pela lide do segundo do seu lote, aquele em que levou a efeito duas mourinas de nível e que criaram emoção junto do cônclave. Bem na brega com o Hostil e antes mesmo, com o Juventos. Bem nesta matéria, num conceito muito seu e da “casa” que representa.”

Os Forcados tiveram uma tarde de rijas pegas, pelos Amadores de Santarém, foram forcados de cara: Caetano Gallego, consumando à sua segunda tentativa, dobrando as oito iniciais tentativas de Francisco Graciosa; Salvador Ribeiro de Almeida, ao segundo intento e; Francisco Cabaço, numa boa pega à primeira tentativa.

Pelos Amadores de Évora, pegaram: José Maria Passanha, ao terceiro intento; José Maria Caeiro, à segunda tentativa e Ricardo Sousa à primeira.

________________

_____________________

_____________________