Taça do mundo de trampolim trás centenas de atletas a Santarém

1 Julho 2023, 19:25 Não Por André Azevedo

A cidade de Santarém está no centro das atenções dos adeptos de ginástica, especialmente das modalidades de trampolins, durante as duas próximas semanas, com a realização da Taça do Mundo de trampolins, a 1 e 2 de Julho, e de mais uma edição da Scalabiscup, entre 3 e 7 de Julho, e vai contar com a presença de cerca de um milhar de atletas durante este período.

A Taça do Mundo, que arrancou este sábado, 1 de Julho, na Nave Desportiva de Santarém, conta com cerca de 300 atletas de topo nas modalidades de trampolim, mini duplo trampolim e tumbling, em representação de várias nações como Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Geórgia, Grécia, México, Nova Zelândia, Polónia, Portugal Suíça, Suécia, Ucrânia e Uzbequistão, segundo dados fornecidos ao NS por Luís Arrais, presidente da Federação Portuguesa de Ginástica. As provas a eliminar decorrem durante o dia de hoje, enquanto as finais têm lugar a 2 de Julho, domingo. A prova pode ser acompanhada via streaming através da internet, e as finais podem ser seguidas na RTP2. 

O vereador Diogo Gomes, que representou a Câmara de Santarém na cerimónia de abertura, explicou ao NS que esta exposição, quer pelos participantes que se deslocam ao concelho, quer pelas transmissões online, é de extrema importância para a cidade e para a promoção do turismo no concelho. O autarca garantiu ainda que há resultados imediatos na dinâmica da economia local, com os alojamentos hoteleiros de Santarém a estarem com ocupação plena. “É um evento que cria uma dinâmica muito interessante também para os nossos restaurantes, para as nossas lojas e para o nosso turismo”, vinca Diogo Gomes.

Luis Arrais, presidente da Federação Portuguesa de Ginástica e filho da terra, deixou elogios ao Gimno Clube de Santarém, entidade organizadora da prova, assim como à Câmara de Santarém e à empresa municipal Viver Santarém, pelo trabalho que está a ser desenvolvido na realização da prova e pelo apoio prestado à federação. 

________________

_____________________

_____________________