Surtos nos lares do concelho de Mora praticamente ultrapassados com registo de 32 óbitos

Surtos nos lares do concelho de Mora praticamente ultrapassados com registo de 32 óbitos

29 Janeiro 2021, 19:40 Não Por João Dinis

Os surtos de Covid-19 que afectaram três lares do concelho de Mora, nomeadamente o Lar Nossa Senhora da Purificação e Associação de Cabeção de Solidariedade dos Trabalhadores Idosos (ACSTI), em Cabeção e Lar Santa Isabel, em Pavia, estão praticamente ultrapassados, sendo residual o número de casos activos em cada uma das instituições, havendo no entanto a lamentar 32 óbitos.

O lar mais afectado foi o da Associação de Cabeção de Solidariedade dos Trabalhadores Idosos (ACSTI), onde se registaram 90 casos, dos quais 22 acabaram por não resistir e faleceram, todos utentes do espaço.
Dos 90 casos identificados, 64 eram idosos utentes do lar e 24 funcionárias.

No Lar Santa Isabel, em Pavia, há registo de 38 pessoas infectadas com o novo coronavírus.
Dos 24 utentes infectados, 6 acabaram por não resistir e faleceram, havendo também registo de 14 funcionárias positivias.

O Lar de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, foi o primeiro onde foi identificado um surto, com 28 pessoas infectadas, 25 utentes, dos quais faleceram 4, 2 funcionárias e 1 membro da Direcção da Associação.

Ao dia de hoje o número de casos activos é residual, estando praticamente ultrapassados os três surtos que afectaram sobretudo a comunidade sénior do concelho de Mora.