Surtos nos lares do concelho de Mora praticamente ultrapassados com registo de 32 óbitos

29 Janeiro 2021, 19:40 Não Por João Dinis

Os surtos de Covid-19 que afectaram três lares do concelho de Mora, nomeadamente o Lar Nossa Senhora da Purificação e Associação de Cabeção de Solidariedade dos Trabalhadores Idosos (ACSTI), em Cabeção e Lar Santa Isabel, em Pavia, estão praticamente ultrapassados, sendo residual o número de casos activos em cada uma das instituições, havendo no entanto a lamentar 32 óbitos.

O lar mais afectado foi o da Associação de Cabeção de Solidariedade dos Trabalhadores Idosos (ACSTI), onde se registaram 90 casos, dos quais 22 acabaram por não resistir e faleceram, todos utentes do espaço.
Dos 90 casos identificados, 64 eram idosos utentes do lar e 24 funcionárias.

No Lar Santa Isabel, em Pavia, há registo de 38 pessoas infectadas com o novo coronavírus.
Dos 24 utentes infectados, 6 acabaram por não resistir e faleceram, havendo também registo de 14 funcionárias positivias.

O Lar de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, foi o primeiro onde foi identificado um surto, com 28 pessoas infectadas, 25 utentes, dos quais faleceram 4, 2 funcionárias e 1 membro da Direcção da Associação.

Ao dia de hoje o número de casos activos é residual, estando praticamente ultrapassados os três surtos que afectaram sobretudo a comunidade sénior do concelho de Mora.

________________

_____________________

_____________________