Sobreira Grande de Arraiolos é a árvore do ano 2022

24 Janeiro 2022, 16:00 Não Por Redacção

A Sobreira Grande – sobreiro, localizado em Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, foi eleita a Árvore do Ano 2022, indo agora disputar o lugar de Árvore Europeia do Ano, num evento organizado pela Environmental Partnership Association (EPA).

A Sobreira Grande tem mais de 250 anos e é o ex-libris de Vale do Pereiro, uma pequena aldeia no concelho de Arraiolos, Alentejo. ““A Sobreira Grande” que pelo seu porte alberga vida, desperta sentimentos e surpreende-nos com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade em que no verão a sua sombra dá guarida a homens e animais, acolhendo a cocaria do rancho e é lugar para o acarro dos rebanhos”, assim a descreveu o município apresentou a candidatura vencedora, após ter alcançado 3.319 votos.

Em segundo lugar ficou a Melaleuca Armilaris (árvore do chá) da Quinta das Pratas no Cartaxo, com 1.899 votos, e em terceiro a Oliveira Real, de Faro, com 1.701 votos.

O concurso de Árvore Europeia do Ano, que será agora disputado pelo sobreiro eleito por Portugal, tem como objectivo destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e protecção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________