“Sismo em Benavente não causou danos pessoais ou materiais”, refere IPMA que confirma ocorrência de intensidade 1.9
4 Setembro 2024, 0:23Notícia atualizada pelas 11 horas:
Um sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo teve o seu epicentro a cerca de oito quilómetros a este-sudeste de Benavente e foi registado às 00:03 nas estações da Rede Sísmica do Continente.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli Modificada) no concelho.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
A intensidade máxima II da escala de Mercalli Modificada significa que o abalo foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios”.
Primeira notícia pelas 00.23 horas:
Os sismógrafos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), registaram na noite desta terça-feira, 3 de setembro, um sismo de intensidade 1.9 na escala de Ritcher, cujo epicentro se localizou próximo da freguesia da Barrosa, concelho de Benavente.
De acordo com os primeiros dados, o sismo foi registado pelas 23.03.30 horas, de terça-feira, 3 de setembro, não estando ainda identificada a profundidade a que se fez sentir.
O sismo poderá ter sido sentido por algumas pessoas, não havendo qualquer registo de danos.
(Noticia em Atualização)