Simpósio sobre Vitivinicultura da Região do Tejo a 12 de junho em Santarém
6 Junho 2024, 12:19No âmbito da iniciativa Cidade do Vinho 2024, Santarém será palco do primeiro Simpósio sobre Vitivinicultura da Região do Tejo, que se realizará no próximo dia 12 de junho. O evento terá lugar no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), na Sala Tejo, e integra a programação da Feira Nacional de Agricultura.
Este simpósio tem como objetivo a partilha de conhecimentos e experiências de alto nível técnico, refletindo a significativa importância económica e social do setor vitivinícola na Região do Tejo. Os vinhos do Tejo têm registado um notável crescimento em qualidade e quantidade de vinho certificado, com cada vez mais rótulos ostentando o selo de garantia de qualidade e origem. Este selo atesta que os vinhos são produzidos com uvas da região, sob a Denominação de Origem Tejo (DO Tejo) ou a Indicação Geográfica do Tejo (IG do Tejo ou Vinho Regional do Tejo).
Com as novas tendências do mercado mundial do vinho a colocar novos desafios, o setor produtivo necessita de adaptar os seus produtos às necessidades e gostos dos diversos segmentos de consumidores. A concorrência é crescente, tanto no mercado internacional como a nível nacional entre as várias regiões vitivinícolas. A diferenciação dos produtos, regiões e castas, assim como a sustentabilidade da região, são essenciais para o contínuo crescimento do setor. Inovação, conhecimento dos terroirs e técnicas avançadas de cultivo são imperativos.
O simpósio abordará temas como a adaptação das castas às alterações climáticas e à escassez de água, a utilização de novas tecnologias com foco na viticultura de precisão, as melhores técnicas para a gestão e sustentabilidade dos solos e a exploração sustentável da vinha, considerando a rentabilidade e controlo de custos.
Outro tema em destaque será o Enoturismo, um segmento em crescimento. Serão discutidas as melhores práticas para implementar e desenvolver esta atividade turística, que combina a apreciação de vinhos com as tradições e cultura locais, e como agregar o turismo à produção vinícola na Região do Tejo.
Este evento promete ser um espaço de partilha crucial para o futuro do setor vitivinícola na região, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que podem contribuir significativamente para a sua evolução e sustentabilidade.