Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude já fizeram primeiro percurso no Vale do Sorraia (Com Fotos)

16 Janeiro 2022, 22:03 Não Por Redacção

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que estão agora a percorrer as principais Igrejas da Diocese de Évora já fizeram o primeiro percurso no Vale do Sorraia, na ligação de Mora a Coruche.

Depois de terem passado a noite de sábado e o dia de domingo, no concelho de Mora, os símbolos, compostos pela Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, chegaram este domingo a Coruche, onde foram recebidos por inúmeros jovens, onde se procedeu à recitação do Terço, na Igreja Matriz.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

Desde 2000 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

Esta segunda-feira, os símbolos vão percorrer diversos locais do concelho de Coruche, sendo celebrada missa pelas 18 horas, na Igreja da Misericórdia, seguindo depois os símbolos para Benavente.

Na quarta-feira os símbolos são acolhidos em Samora Correia, seguindo na quinta-feira, 20 de Janeiro para Santo Estevão.

A peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.

________________

_____________________

_____________________