Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam no Vale do Sorraia em Janeiro

1 Janeiro 2022, 18:35 Não Por Redacção

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que de 1 a 6 de Agosto de 2023 se irá realizar em Lisboa, vão estar em peregrinação pela Diocese de Évora, tendo passagem pelos concelhos do Vale do Sorraia, entre 16 e 21 de Janeiro.

Os símbolos são compostos pela Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que ao longo do mês vão percorrer todas as localidades da Diocese de Évora, que os recebeu vindos da Diocese de Beja, em pleno Alqueva.

De acordo com a calendarização da Diocese de Évora, os símbolos chegarão no dia 16 de Janeiro à Igreja de Mora, seguindo depois para Coruche, no dia 17, Benavente, a 18, Samora Correia no dia 19 e Santo Estevão, a 20 de Janeiro, que os entregará a Lavre, seguindo estes o seu percurso, que culminará no dia 30 com a entrega à Diocese de Portalegre.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

Desde 2000 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

O Departamento da Pastoral Juvenil de Évora destaca três momentos desta peregrinação: a iniciativa ‘23PORMÊS’, a 23 de Janeiro, em Montemor-o-Novo; o encontro entre o Comité Organizador Local da JMJ (COL) e os comités diocesanos, no dia 29, em Évora; e a entrega dos símbolos à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, a 30 de Janeiro.

Os símbolos da JMJ já peregrinaram por dioceses de Angola, da Polónia e de Espanha e a peregrinação em Portugal começou no mês de novembro, na Diocese do Algarve, e vai prolongar-se até Julho de 2023; Depois vão estar presentes na edição internacional da JMJ em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto.

A peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.


Fotografia: Direitos Reservados / Diocese Évora

________________

_____________________

_____________________