SIC faz 125 anos e assinala efeméride de forma on-line

9 Abril 2021, 20:08 Não Por Redacção

A Sociedade de Instrução Coruchense (SIC), banda filarmónica de Coruche, assinala esta sexta-feira, 9 de Abri, 125 anos, levando a efeito várias iniciativas, que vão decorrer de forma on-line, com as quais irá celebrar a efeméride.

A primeira actividade ocorre já este sábado, 10 de Abril, a partir das 21.30 horas, com uma conversa na página da instituição, na rede social Facebook, intitulada “SIC com(VIDA)”, tendo como convidados Alexandre Coelho, Carlos Silva e Luís Estudante.

A SIC fundada por Artur Peixoto Ferreira, conhecido como Landal, juntamente com João Maria Gonçalves Júnior, Joaquim Valério dos Santos, David Augusto da Silva Sousa, Miguel Teotónio Mendanha e António Lopes de Carvalho.

O primeiro regente da banda foi Joaquim Valério dos Santos, que ensinou e dirigiu os músicos até Janeiro de 1897, quando José Aboim Foes o substituiu.

Inicialmente os ensaios decorriam na Sociedade Recreio Artístico Coruchense, passando depois a realizar-se na atual Rua da Música, num edifício gratuitamente cedido pela família Lopes de Carvalho.

A banda apresentou-se pela primeira vez ao público nas ruas de Coruche a 25 de Dezembro de 1896 e foi contratada em meados do ano seguinte pela Comissão de Festas do Couço, actuando também nesse ano de 1897 nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Por proposta da direcção da SIC foi construído um coreto, no final do século XIX, junto aos Paços do Concelho, na presente Praça da Liberdade. Ainda na primeira metade do século XX, parte do coreto foi transferido para o largo central de São José da Lamarosa (concelho de Coruche).

A presença de elementos femininos na banda, que era exclusivamente uma organização masculina, apenas foi autorizada a partir de 1974.

Desde a sua fundação, a SIC tem sido presença assídua nas celebrações religiosas e nas festividades sociais, culturais e desportivas, bem como nos actos públicos das entidades políticas oficiais, fazendo por isso parte integrante da sociedade coruchense e acompanhando a sua evolução ao longo do tempo.


Redacção com Museu Municipal de Coruche

________________

_____________________

_____________________