Foi encerrada esta terça-feira a última passagem de nível existente no concelho da Golegã, localizada ao quilómetro 93,400 da Linha do Norte. Em simultâneo entrou em funcionamento o novo desnivelamento da EN365-4, através de uma passagem rodoviária superior, garantindo melhores condições de mobilidade e segurança para todos os utilizadores da via. A Infraestruturas de Portugal (IP) sublinha que esta intervenção cumpre o objetivo de eliminar passagens de nível, proporcionando uma travessia mais eficiente e segura.
A obra integra a empreitada de adequação do layout da estação de Mato Miranda, que contempla também a deslocalização da Zona Neutra do Entroncamento e da Linha Mãe de Ramais no lado da via ascendente. O traçado assegura a continuidade da EN365-4 e permite ainda o atravessamento sobre a Rua do Saldanha, através de uma passagem agrícola que liga este arruamento à Quinta da Melhorada, a sul, e à localidade de Mato de Miranda, a norte.
A empreitada, designada “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e Linha Mãe de Ramais (via ascendente)”, está integrada no programa Ferrovia 2020 e representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros. O objetivo é eliminar constrangimentos de capacidade que atualmente condicionam a carga máxima rebocada, reforçando as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo para cruzamento de comboios até 750 metros.
O troço intervencionado atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, abrangendo três subtroços da Linha do Norte entre Vale de Figueira e Entroncamento. Entre os trabalhos em execução destacam-se a construção de duas linhas de resguardo com 750 metros em Mato Miranda, a supressão de uma passagem de nível, a construção de uma passagem superior pedonal, de uma passagem superior rodoviária e de uma passagem inferior agrícola, bem como a construção da Linha Mãe de Ramais no lado da via ascendente entre Riachos e Entroncamento.
Inclui-se ainda a eletrificação da Linha Mãe de Ramais e dos acessos ao Terminal Vale do Tejo, a modernização do feixe de receção e expedição da triagem do Entroncamento, a instalação de um novo sistema de sinalização eletrónica integrado no Centro de Comando Operacional de Lisboa, a instalação de 18 Aparelhos de Mudança de Via e o levantamento de outros 10.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, este projeto representa um marco para o concelho da Golegã e para o corredor ferroviário Norte-Sul, refletindo o compromisso da empresa com a modernização da rede ferroviária nacional e com a segurança das populações.


