Segunda edição do Festival das Sopas Ribatejanas dá a conhecer sopas tradicionais em Vale de Cavalos

22 Março 2024, 22:01 Não Por André Azevedo

A sopa vai ser rainha em Vale Cavalos na segunda edição do Festival de Sopas Ribatejanas vai animar o fim de semana de 22, 23 e 24 de Março. O certame procura relembrar a cultura gastronómica dos nossos antepassados, que tinham as mais variadas sopas como base da sua alimentação.

Este evento, já há muito tempo desejado pela população valcavalense, por retratar a freguesia, tem como objetivo a divulgação e valorização das sopas ribatejanas e conta com a colaboração de associações, coletividades e agentes económicos.

Ao longo dos três dias do Festival serão servidas cerca de 12 variedades de sopas típicas ribatejanas, entre as quais: sopa de carneiro com feijão verde e sopa de agrião, respetivamente vencedoras do 2º e 3º lugar na edição de 2023, sopa de arroz com tripas, sopa de fraca do campo, canja, sopa do campo (entulho), sopa de cogumelos, sopa d’aldeia, couve com feijão, caldo verde, sopa de peixe e sopa de pedra, confecionadas com os produtos endógenos do concelho.

Para além das sopas os visitantes poderão ainda degustar alguns petiscos, de que são exemplo carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau.

Do programa do festival fazem parte ainda outras atividades, tais como showcookings, livecookings, espetáculos e concertos de música, workshops, caminhada, expositores locais, artesanato, folclore e atividades e jogos para crianças, com a presença dos Agentes Vitamina.

O presidente da Câmara, Paulo Queimado, referiu ao NS que o certame é uma parceria da Junta de Freguesias de Vale de Cavalos com o município e faz parte de uma série de iniciativas para “valorizar os recursos das várias freguesias do território”. Especificamente o Festival das Sopas Ribatejanas é “uma revisitação da gastronomia local. Das sopas ricas às sopas de entulho, que eram a base da alimentação das nossas famílias”, explicou o autarca, referindo ainda que esta é também uma forma de envolver o tecido associativo naquilo que é a actividade do município.

________________

_____________________

_____________________