Seca agrava-se e deixa Vale do Sorraia em seca severa

27 Janeiro 2022, 16:05 Não Por Redacção

A situação de seca, que  iniciou em todo o território em Novembro de 2021,  mantendo-se e agravando-se até hoje no território continental, está a deixar vários territórios em situação bastante difícil, estando agora num ponto semelhante ao verificado em 2005, altura em que também foi verificada um período de seca semelhante ao vivido actualmente.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), verificou-se, em relação a Dezembro, um aumento significativo da área e da intensidade da situação de seca, estando todo o território em seca, com 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.

Entre os territórios em seca severa estão os concelhos do Vale do Sorraia, Mora, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente, conforme se pode verificar na imagem disponibilizada, sendo que no solo existe entre 21 a 40% da água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas.

Segundo revela o IPMA desde o início do corrente ano hidrológico (Outubro de 2021) que se regista no território valores de precipitação inferiores ao valor normal (1971-2000), sendo de salientar os meses de Novembro e Janeiro (até dia 25) muito secos.

Os valores totais de precipitação entre 1 e 25 de Janeiro de 2022, são muito inferiores ao normal, com percentagens inferiores a 25% do valor médio. De realçar que Janeiro, tendo em conta as previsões para a precipitação a curto prazo, deverá situar-se entre os três Janeiros mais secos dos últimos 20 anos.

Nas previsões do IPMA não se prevê a ocorrência de precipitação significativa até ao dia 3 de Fevereiro. Em relação à temperatura do ar, esta apresenta uma ligeira tendência para subida a partir de dia 31 Janeiro.

Segundo a previsão a médio e longo prazo, a interpretação das previsões do Multisistema-C3S e do modelo do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, mostra uma tendência para que durante o mês de Fevereiro a precipitação total acumulada seja inferior ao normal em praticamente todo o território.

De acordo com as previsões meteorológicas será muito provável o agravamento da situação de seca meteorológica no final de Fevereiro, em todo o território do continente.
De referir que,  para a situação de seca diminuir significativamente ou mesmo cessar no mês de Fevereiro, seria necessário que nas regiões do Norte e Centro ocorressem quantidades de precipitação superiores a 200/250 mm e na região Sul superiores a 150 mm, situação que somente ocorre em 20% dos anos.

________________

________________________