Saúde mental do HDS realiza mais de 400 visitas domiciliárias

3 Agosto 2021, 10:40 Não Por Redacção

A equipa de saúde mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), realizou no último na, mais de 400 visitas domiciliárias à comunidade do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria.

“”Em apenas um ano de actividade, e em contexto de pandemia, esta equipa assegurou a prestação de cuidados globais essenciais de saúde mental, a nível de ambulatório e de internamento, à população da área de influência do HDS”, refere o hospital.

Desde 2020 que esta equipa actua de forma a minimizar recaídas da doença mental grave e diminuir o impacto da Covid- 19 (do confinamento e da dificuldade em lidar com as medidas restritivas de protceção), intervindo através das teleconsultas e da consulta domiciliária, com a finalidade diminuir o recurso ao Serviço de Urgência e a necessidade de internamento hospitalar.  

Este primeiro ano de intervenção “tem sido traduzido em ganhos em saúde ao nível da diminuição de internamentos e da reabilitação social, assim como a diminuição do absentismo do cuidador”, afirma um dos membros da equipa, Cremilde Costa, enfermeira no HDS.

No âmbito da intervenção de saúde mental na comunidade e de acordo com o Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM), as equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta têm como objectivo aproximar os serviços de saúde mental da população que acompanham e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem e adoecem, permitindo uma intervenção mais efectiva nos problemas de saúde mental.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________