Santarém volta a entrar nas opções do novo Aeroporto se alterar orientação das pistas 

13 Janeiro 2024, 20:10 Não Por João Dinis

Maria do Rosário Partidário, Coordenadora Geral da Comissão Técnica Independente (CTI) que estudou as localizações do novo Aeroporto para a região de Lisboa reconheceu este sábado, à margem da sessão que decorreu no Centro Cultural de Samora Correia, que se Santarém alterar a orientação das pistas apresentada, poderá voltar a entrar nas opções para o novo Aeroporto.

Questionada pelos jornalistas à saída da sessão, e confrontada com as declarações que a CTI havia sido alvo por parte do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Maria do Rosário Partidário demonstrou-se bastante confortável com a situação, considerando a mesma “normal”, salientando no entanto que a “comissão trabalhou com os dados de que dispunha e analisou todos de forma igual”.

Recorde-se que o projeto Megallan 500 foi “chumbado” em virtude da sua localização vir a colidir com o tráfego aéreo da base militar de Monte Real, apesar de ter ficado em segundo nos critérios de Investimento Público e Modelo de Financiamento e Conetividade e Desenvolvimento Económico.

Maria do Rosário Partidário salientou que até ao relatório final, cujo conteúdo se encontram em discussão pública até dia 26 de janeiro, todas as propostas poderão ser melhoravas e vir a subir na “classificação”, com que inicialmente foram apresentadas.

A responsável referiu ainda que com a atual situação não existe uma data definida para a apresentação do relatório final, pelo que a CTI tem “pelo menos até 10 de março” para continuar a trabalhar.

A Coordenadora Geral da Comissão Técnica Independente será uma das oradoras da sessão que se realizará no próximo dia 18 de janeiro, em Santarém, onde serão debatida a localização do novo aeroporto da região de Lisboa.

____________________

____________________