Santarém volta a encher-se de cores, resistência e liberdade com a realização da 6.ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+, marcada para o próximo dia 20 de setembro. O encontro está agendado para as 17h00, no Jardim da República, ponto de partida da marcha que percorrerá as ruas da cidade.
Sob o lema da resistência e da liberdade, a iniciativa assume-se como um espaço de celebração, mas sobretudo de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+. A organização sublinha que, num tempo em que persistem desigualdades, preconceito e violência, é essencial dar visibilidade às pessoas LGBTQIAP+ e reforçar o direito de existir sem medo.
A programação estende-se ao final do dia, no Teatro Sá da Bandeira, com o Festival Lavrar a Liberdade. A partir das 19h00 haverá diversas atividades culturais e artísticas, entre as quais a leitura do Manifesto com open mike, a apresentação do livro A miúda e a cadela de Andreia de Oliveira, a performance Rebis de Nuno Labau e a performance Que remédio há de curar de Filipa do Carmo. O programa inclui ainda o espaço Tempo de Antena com Dans La Lumière e encerra com o DJ Set S A P A T R U X.
A Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Santarém conta com o apoio da Câmara Municipal, de Santarém Cultura e do Teatro Sá da Bandeira.
A organização destaca que esta 6.ª edição é de todas as pessoas que acreditam na liberdade, na igualdade e no direito a existir plenamente.






