O Município de Santarém está a reforçar a aposta na segurança dos mais novos com mais uma edição do projeto educativo “Crescer em Segurança”. A iniciativa decorre de 17 a 21 de novembro, durante as manhãs, e envolve as turmas da Escola EB1 de São Bento. A ação é promovida pela Divisão de Educação e Juventude em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Os alunos deslocam-se até às instalações da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para participar em atividades ligadas aos primeiros socorros e ao combate a incêndios. A aprendizagem inclui noções teóricas e exercícios práticos de Suporte Básico de Vida, estimulando a capacidade de resposta em situações reais de emergência. Entre a adrenalina controlada e o entusiasmo natural das crianças, os bombeiros demonstram a importância de pequenos gestos que podem salvar vidas.
Emanuel Campos, vereador com o pelouro da Proteção Civil, Bombeiros e Segurança, destaca o impacto desta ação. “Ensinar às crianças noções básicas de primeiros socorros e prevenção de incêndios representa, nas suas palavras, um investimento direto na segurança de toda a comunidade”, refere, considerando que “o contacto com a proteção civil desde cedo contribui para a formação de cidadãos conscientes, preparados e capazes de agir.”
A Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém sublinha que quanto mais cedo se aprende a cuidar da segurança, melhor. Quando o processo de ensino acrescenta dinamismo, curiosidade e diversão, o resultado ganha força dentro e fora da escola. Os conhecimentos adquiridos são levados para casa e partilhados com familiares e amigos.
Com este projeto, a Câmara Municipal de Santarém reforça a construção de uma cultura de prevenção junto das gerações mais jovens. A educação para a segurança torna-se parte integrante do seu crescimento, influenciando comportamentos e promovendo uma comunidade mais informada e protegida.











