Santarém leva Portugal à mesa na 42ª edição do Festival Nacional da Gastronomia (com Fotos)

13 Outubro 2023, 16:10 Não Por André Azevedo

A 42ª edição do Festival Nacional da Gastronomia, um dos principais certames escalabitanos, foi apresentado ao fim da manhã de sexta-feira, 13 de Outubro. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, garante que o objectivo é “levar Portugal à mesa” dos visitantes do certame. “A gastronomia é um património imaterial que deve ser preservado”, vincou o autarca.

O festival, que decorre entre 27 de Outubro e 5 de Novembro é um dos principais certames gastronómicos nacionais e um dos principais marcos turísticos da região de Santarém. João Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém, com os pelouros dos grandes eventos e turismo, explicou que o Festival Nacional da Gastronomia é o culminar de várias iniciativas que a autarquia desenvolve ao longo do ano, tanto para dar a conhecer como para preservar a gastronomia tradicional portuguesa. João Leite anunciou ainda a novidade deste ano que é o envolvimento das associações e instituições do concelho na organização do certame, que tem como mote “tradição com sabor a futuro”.

O Festival Nacional da Gastronomia conta com o envolvimento de mais de 50 municípios a nível nacional, que segundo o vereador João Leite “trazem a sua cultura, demografia e tradições”, para enriquecer o certame. Na Casa do Campino, em Santarém, casa do FNG, vão estar 8 restaurantes permanentes, 30 produtores agroalimentares, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, e representadas todas as regiões vitivinícolas do país na zona da Associação Nacional de Municípios do Vinho. Regressa também a iniciativa dos Banquetes com Chefs, com vários cozinheiros referidos no prestigiado Guia Michellin, como o chefe ribatejano Louis Anjos, Arnaldo Azevedo, Marlene Vieira, entre outros.

“Todos os dias vamos ter cultura, espetáculos, concertos. Artesanato, os nossos produtores agroalimentares, duas cozinhas de demonstração, vários ‘shows cookings”, stands institucionais parceiros do festival e do município e que são muito importantes para a sustentabilidade financeira, afirmou João Teixeira Leite à Agência Lusa.

O programa completo do Festival Nacional da Gastronomia vai ser revelado durante as próximas semanas.

José Manuel Santos, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que marcou presença na apresentação do festival, referiu que “é um grande festival que valoriza a marca gastronómica do turismo português”, acrescentando que o FNG se tornou numa prioridade da ERTAR, pelo nível “significativo de notoriedade e visibilidade”, o que valeu apoios financeiros com fundos próprios da ERTAR . “Estes eventos são uma peça importante no puzzle para tornar o Ribatejo num destino turístico próprio”, vincou, revelando a intenção de separar a região turística do Ribatejo da do Alentejo. Exemplo disso é o facto de na Bolsa de Turismo de Lisboa, a região ribatejana ter um stand diferenciado da região do Alentejo.

____________________