Santarém incentivou o Investimento na BTL 2024

5 Março 2024, 15:10 Não Por Redacção

A aposta do Município de Santarém na atração de investimentos para a capital do Ribatejo esteve refletida na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde decorreram vários eventos que promoveram o território e as oportunidades. 

Um dos pontos altos do evento foi a “Mesa Redonda” que lotou o stand do Municipio de Santarém, num importante debate sobre “”Apoios e Incentivos ao Desenvolvimento Local no sector do Turismo”. Uma conversa moderada por Maria João Botelho, Coordenadora da Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER), que juntou João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, Miguel Mendes, Direção de Competitividade das Empresas do Turismo de Portugal, e Eva Henriques, Gabinete de Apoio ao Investimento e ao Empresário da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo.

João Teixeira Leite falou dos dados muito positivos, relativos ao investimento empresarial em Santarém, sobretudo na área do Turismo. O Vice-presidente da CMS aproveitou para relembrar que o Município tem dois programas, cujas candidaturas podem ser submetidas no Portal do Investidor (https://portalinvestidor.santarem.pt), ou junto do Gabinete de Apoio ao Investidor da CMS: Via Expresso Jovem (VEJ) e Via Expresso Investidor (VEI).

Através do VEJ a Autarquia define como prioridade incentivar os jovens a serem empreendedores, e simultaneamente fomentar o aumento da criação de postos de trabalho.

Os interessados podem marcar uma reunião para apresentação do seu projeto. Posteriormente procede-se à análise e seleção das ideias propostas, e uma comissão de análise efetuará a hierarquização das ideias propostas tendo em conta os seguintes critérios de seleção: grau de inovação e criatividade do projeto; viabilidade do projeto; números de postos de trabalho a criar; e a apresentação de soluções sustentáveis nos domínios do ambiente, como energia, água, resíduos, construção sustentável entre outros”. Depois de submetida a candidatura ao VEJ a Comissão de Análise apresentará por escrito a sua decisão. Os benefícios para as candidaturas aprovadas são: redução até 50% nas taxas de licenciamento; prioridade no encaminhamento de processos; encaminhamento para sistemas de incentivos e apoio técnico personalizado.

O VEI tem como objetivo, captar investimento para o Concelho de Santarém que promova o desenvolvimento económico e a criação de emprego.

 O programa destina-se a pessoas coletivas ou singulares que pretendem criar a sua própria empresa, ou expandi-la, em qualquer sector de atividade, com localização da sede social no Concelho de Santarém. As candidaturas aprovadas, têm como benefícios: redução nas taxas camarárias de 20%, após deliberação camarária; redução acrescida de 5% nas taxas camarárias, caso crie 6 ou mais postos de trabalho; redução acrescida de 5% nas taxas camarárias, no caso de o empresário criar o seu emprego e se tratar de desempregado de longa duração, inscrito no IEFP; priorização no encaminhamento do processo, com aposição do carimbo “via expresso investidor”; e encaminhamento para sistemas de incentivos e apoio técnico personalizado. 

No debate, foram ainda abordados outros apoios de âmbito nacional e internacional que permitem aos empreendedores alavancarem os seus negócios com a ampliação, remodelação e modernização através de programas de incentivos, de que são exemplo: Quando Comunitário – Portugal 2020 e 2030; Incentivos/Apoios Nacionais – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego (PAECPE); e os Incentivos/Apoios Regionais, de apoio à criação de novas empresas e fomento do empreendedorismo.

________________

_____________________

_____________________