A Casa do Campino, em Santarém, volta a ser o lar da gastronomia, com a 44.ª edição do Festival Nacional da Gastronomia, que arrancou esta quinta-feira, 16 de outubro, e que vai concentrar o melhor que Portugal serve à mesa a quem o visitar.
A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Santarém, João Leite, do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), José Santos, bem como de representantes das várias forças vivas do concelho de Santarém.
João Leite destacou a “aposta clara com resultados claros” do município de Santarém nos grandes eventos, referindo que desde 2019 o concelho cresceu 30,6% em dormidas, fazendo a relação entre o aumento de iniciativas, atraindo mais pessoas, que por sua vez cria mais dinâmica económica o que, segundo o autarca, atrai mais investimento privado.
“O investimento nos grandes eventos tem um efeito multiplicador no desenvolvimento económico”, vincou o autarca, que deixou ainda um agradecimento à restauração escalabitana.
“Se somos a capital da gastronomia, devemo-lo aos nossos restaurantes”, agradeceu.
José Santos afirmou que o Festival Nacional da Gastronomia “é um farol para a gastronomia da região”, um setor que faz a ligação entre o setor primário e o setor terciário. O presidente da ERTAR lembrou ainda a necessidade de promover um calendário de eventos que atraia cada vez mais pessoas à região. José Santos anunciou ainda que a ERTAR vai começar a trabalhar o turismo ribatejano, de forma autónoma, junto do mercado espanhol.
O Secretário de Estado do Turismo afirmou que a “gastronomia diz mais sobre um povo do que a sua própria literatura”, citando Eça de Queiroz – “Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és”. Pedro Machado destacou o papel da gastronomia e dos vinhos na atração dos 30 milhões de turistas que entraram em Portugal em 2024, afirmando que é “um dos fatores de riqueza” de Portugal e que contribui fortemente para os “60 por cento de riqueza bruta” que o Turismo representa na economia nacional.
O estadista deixou ainda uma palavra de apreço às confrarias, referindo-as como “o fiel depositário do património gastronómico nacional”.
Sob o mote “Tradição com sabor a futuro”, o certame decorre até 26 de outubro. A programação completa pode ser consultada AQUI.






































































