Santarém: Campanha do Município promove reciclagem nas escolas

26 Maio 2023, 11:52 Não Por Redacção

O Município de Santarém promove junto da comunidade escolar do primeiro ciclo a campanha Onde está o R?”, inserida no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que apela à ação urgente de todos os cidadãos do Mundo para a gestão de resíduos, tendo vista a promoção da Economia Circular.

João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Diogo Gomes, Vereador responsável pela gestão de resíduos e economia circular do Município, estiveram nas Escolas do primeiro ciclo do Sacapeito e do Mergulhão, onde sensibilizaram os jovens estudantes da necessidade de adotarem medidas que visem a promoção da economia circular, através da redução do desperdício e da poupança de recursos naturais e de energia.

A ação “Onde está o R?” tem o propósito de motivar a comunidade escolar e as respetivas famílias a uma maior adesão à separação das embalagens usadas para superarmos juntos os desafios e metas que temos pela frente! Até 2030 os resíduos a reciclar têm como meta 60%, aumentando para 65% no ano de 2035.

O Vice-presidente da CMS, João Leite, salientou a importância destas ações que irão decorrer nas escolas do todo o concelho, afirmando que “é importante transmitir atitudes e comportamentos às crianças do primeiro ciclo no que toca à reciclagem e separação dos resíduos” e considerou que “a escola tem o papel fundamental”.

Para o Vereador Diogo Gomes, os desafios que se colocam na gestão de resíduos em Portugal são enormes e lembrou que “o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) obriga Portugal a cumprir a meta de 60% de reciclagem de resíduos urbanos, pelo que, torna-se necessário, compreender que é preciso fazer mais”. Neste sentido, para Diogo Gomes “a ação “onde está o R” tem como propósito convocar os mais pequenos para ajudar Santarém e Portugal a cumprir as metas da reciclagem até 2030″.

O Município de Santarém conta com 630 ecopontos implementados e pretende elevar o seu contributo para a Economia Circular, tendo em especial atenção, o quão necessário se torna, cada vez mais, haver um cuidado extra para com a forma como olhamos os resíduos que produzimos em casa e como facilmente os descartamos como se nada valessem. Confiantes que o futuro sustentável se faz localmente, formando os mais novos e motivando os mais velhos a aderir a rede de ecopontos, contribuímos para o desenvolvimento do Território com a integração numa economia que se permita mais circular, na qual se inclui também o setor energético.”

De acordo com Sociedade Ponto Verde (www.pontoverde.pt) no primeiro trimestre de 2023 foram recolhidas 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais, o que representa um aumento de 3%, em comparação com o período homólogo de 2022, no entanto, a reciclagem das embalagens de vidro decresceu. A atual taxa de reciclagem nacional de embalagens de vidro é de 56% e o objetivo é chegar aos 75%, até 2025, é assim, fundamental uma maior mobilização por parte dos cidadãos que devem levar todas as embalagens de vidro ao Ecoponto verde.

A quantidade de resíduos que não são separados em casa, na escola ou o trabalho atinge anualmente 380 Kg por habitante enquanto que os resíduos separados no ecoponto e ecocentro atingem: nas embalagens plásticas, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), a média de 18 Kg/hab/ano; nas embalagens de vidro a média de16 Kg/hab/ano; nas embalagens de cartão e papel a média de 12 Kg/hab/ano e os monos atingem 11 Kg/hab/ano.

________________

_____________________

_____________________