Anúncio 0

Santarém ativa dispositivo de prevenção face à depressão Kristin

Por 

Foto por: D.R.

A Câmara Municipal de Santarém promoveu ao final da tarde desta terça-feira um briefing operacional com todas as corporações de bombeiros do concelho, no âmbito da preparação para o agravamento das condições meteorológicas associado à depressão Kristin.

A reunião, coordenada pela Proteção Civil Municipal, juntou os Sapadores Bombeiros de Santarém, os Bombeiros Voluntários de Santarém, Pernes e Alcanede, com o objetivo de reforçar a articulação entre meios e definir estratégias de resposta para as próximas horas.

Emanuel Campos, vice-presidente da autarquia com o pelouro da Proteção Civil, explicou que o encontro visou garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer ocorrência. “Promovemos este briefing concelhio para assegurar a preparação e a coordenação operacional perante a instabilidade meteorológica prevista para o nosso concelho”, afirmou.

Segundo o autarca, todo o dispositivo municipal de proteção e socorro está já em estado de prontidão. “Os meios humanos e operacionais estão preparados para intervir de forma célere em qualquer ponto do concelho, sempre que tal se justifique”, garantiu Emanuel Campos.

Face às previsões de chuva intensa e vento forte, a autarquia deixou também um apelo à população para a adoção de comportamentos preventivos. “É fundamental que as pessoas evitem deslocações desnecessárias e que sigam sempre as indicações das autoridades”, sublinhou o responsável.

O município acompanha a evolução da situação meteorológica em articulação com as entidades competentes, mantendo-se em alerta para qualquer necessidade de reforço de meios ou ativação de planos de contingência.

Agravamento do estado do tempo até 29 de janeiro

De acordo com a Proteção Civil Municipal, com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é esperado um agravamento significativo das condições meteorológicas entre os dias 27 e 29 de janeiro, com maior impacto a partir da tarde de dia 27 e durante o dia 28.

Estão previstos períodos de precipitação intensa e persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, bem como vento forte com rajadas que podem atingir os 140 quilómetros por hora. Este cenário poderá provocar queda de ramos, árvores e estruturas mal fixadas. O risco hidrológico é também elevado, com possibilidade de subida rápida dos caudais e ocorrência de inundações.

A informação da Agência Portuguesa do Ambiente aponta ainda para a subida significativa dos caudais das linhas de água no concelho, com risco de inundações urbanas devido à acumulação de águas pluviais e eventual obstrução dos sistemas de drenagem, além do possível transbordo de ribeiras e valas.

Estrada para Alfange interdita

Entre os efeitos já registados está a interdição da estrada entre a cidade de Santarém e Alfange, devido a um deslizamento de talude. A circulação está autorizada apenas a veículos de emergência, como forças de segurança, bombeiros e outros agentes de proteção civil, de forma a garantir o socorro à população.

Inundações, quedas de árvores e dificuldades na circulação

As autoridades admitem a possibilidade de inundações em zonas urbanas e rurais, dificuldades na circulação rodoviária devido a lençóis de água e arrastamento de detritos, queda de árvores e obstrução de vias. Está também identificado o risco de instabilidade de taludes e pequenos movimentos de massa, bem como desconforto térmico associado ao aumento da intensidade do vento.

Recomendações à população

A Proteção Civil Municipal apela à adoção de medidas de autoproteção, como a desobstrução de sarjetas e sistemas de escoamento, a remoção ou fixação de objetos soltos e a evitação de circulação junto de linhas de água ou em zonas historicamente inundáveis. É ainda recomendado que não sejam atravessadas zonas inundadas, quer a pé quer de viatura.

Os automobilistas devem adotar uma condução defensiva, reduzir a velocidade e evitar estacionar em locais suscetíveis a inundações ou queda de árvores. As deslocações devem ser limitadas ao estritamente necessário, sobretudo nos períodos mais críticos.

Emanuel Campos reforça o apelo à prudência. “É fundamental que a população adote comportamentos preventivos, evite deslocações desnecessárias e siga sempre as indicações das autoridades”, sublinhou.

A autarquia aconselha ainda a população a não sair de casa a partir das 22h e a não realizar atividades desportivas ao ar livre nesse período.

Meios reforçados no terreno

Para responder a eventuais ocorrências, o município dispõe de um conjunto alargado de meios. Estão mobilizáveis, em permanência, máquinas giratórias de grande e pequena dimensão, retroescavadoras, uma Bobcat e vários camiões e viaturas de apoio. Durante o período diurno, estes meios são reforçados com mais equipamento pesado e viaturas ligeiras.

No plano dos recursos humanos, estão previstos 60 operacionais de reforço dos quatro corpos de bombeiros do concelho, 15 operacionais de meios privados e municipais em prontidão permanente e 36 trabalhadores municipais disponíveis durante o dia para apoio logístico, sinalização, desobstrução de vias e mitigação de ocorrências.

Todos os meios encontram-se em estado de prontidão permanente, garantindo capacidade de resposta ao longo das 24 horas, com mobilização ajustada à evolução das condições meteorológicas.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1