Santarém: Até domingo Festas de São José unem cidade em torno da sua identidade (com Fotos)

15 Março 2023, 22:55 Não Por João Dinis

O Município de Santarém inaugurou esta quarta-feira a edição 2023 das Festas de São José – Festas da Cidade de Santarém, que unem em torno do Campo Infante da Câmara e da Casa do Campino toda a sua cidade, com uma identidade muito própria e com o Ribatejo bem vincado.

Depois de Homenagear Celestino Graça, o executivo municipal rumou à Casa do Campino onde inaugurou a Praça das Freguesias e os restaurantes que ali estão presentes, numa união que os autarcas destacam. “Pela primeira vez em muitos anos temos representação das 18 freguesias e um sem número de associações que se unem em torno das festas da cidade”, salientam os autarcas.

Para João Teixeira Leite, Vice-presidente do Município de Santarém e vereador com o pelouro da cultura, esta é “uma festa popular, é a festa do concelho de Santarém, onde a comunidade de Santarém e a população de muitos outros conceitos vêm até nós a esta lindíssima capital do Ribatejo, quando estamos a celebrar aquilo que de melhor temos para oferecer, as nossas tradições profundas, o cavalo, o touro, a gastronomia, tudo isto são pilares fundamentais das Festas de São José 2023.”

O autarca destaca algumas das novidades da edição deste ano, a começar pela “Praça das Freguesias” e a “importância de nós envolvermos as nossas freguesias, as 18 estão aqui presentes na praça central da Casa do Campino, também a mostrarem a estes milhares e milhares de pessoas que nos vêm visitar nos próximos dias o que melhor as freguesias também têm para oferecer”.

Cada freguesia tem ali oportunidade para mostrar a sua gastronomia, o seu património cultural e dar a conhecer a quem visita Santarém por estes dias todo um vasto território ribatejano.

João Teixeira Leite destaca o facto desta celebração em torno do Padroeiro da Cidade ter também “muita festa e muita cultura”, com um “cartaz musical muito completo”, de onde se destacam os nomes de Quim Barreiros (quarta-feira), Três Bairros e as Tunas Escalabitanas (quinta-feira), Ana Bacalhau (sexta-feira), Fernando Daniel (sábado) e a Orquestra Típica Escalabitana (domingo).

A procissão em Honra de São José, pelas 11.30 horas de sábado, 18 de março, é outro dos pontos altos, evocando-se assim a memória do Padroeiro da Cidade.

O autarca enumerou também como nota de grande destaque a Corrida de Touros de domingo, 19 de março, que certamente irá deixar “a nossa Monumental Celestino Graça repleta de milhares e milhares de pessoas”, no que acredita ser uma “tarde magnífica de touros”, pois como não poderia deixar de ser “a festa brava marca também presença nestas Festas de São José “.

Depois temos também um conjunto de equipamentos de diversão para que os mais jovens possam vir até nós, o nosso picadeiro, onde vamos ter vários cavalos, onde as pessoas vão poder fazer batismo equestre, entre muitas outras dinâmicas, que vamos promover nesse picadeiro”, acrescenta, relembrando que este ano o Feriado Municipal, 19 de março, será celebrado com um fogo-de-artifício pela meia-noite, de sábado para domingo.

Estão todos convidados a virem a Santarém, a vir celebrar o concelho de Santarém, as nossas tradições…”, rematou.

________________

_____________________

_____________________