Santarém assinalou Dia Mundial da Terra

24 Abril 2024, 17:11 Não Por Redacção

O Município comemorou no passado dia 22 de abril,  o Dia Mundial da Terra em Santarém pelos projetos e ações que tem desenvolvido na área do Ambiente, em particular na reabilitação de rios e ribeiras do concelho, alinhando a sua estratégia local com os novos desígnios da Lei do Restauro da Natureza e da Estratégia da Biodiversidade, assente num modelo centralizado no envolvimento das pessoas para aumentar o nível da Literacia Ambiental no Território.

No âmbito da celebração deste importante dia, o Município de Santarém inaugurou a Estação de Biodiversidade (Biospot) do troço do rio Centeio em Póvoa das Mós (Freguesia de Pernes) e a renaturalização da ribeira do Canavial em Casével (União de Freguesias de Casével e Vaqueiros).

O projeto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT) integra 23 troços fluviais reabilitados com mais de 6000 metros de extensão, em 16 das 18 freguesias do concelho impactando conhecimento, experiência e interpretação sobre a importância do valor dos ecossistemas naturais. É um projeto demonstrativo a nível nacional que permitiu com a maturidade dos conceitos aplicados conceber a Rota de Reabilitação de Rios (RRR).

A Rota de Reabilitação de Rios vai progredindo no Território com a inauguração das Estações de Biodiversidade, que visam relacionar a crise climática com o estado ecológico dos rios e ribeiras – a crise da Biodiversidade e, assim, suscitar uma reflexão sobre a imprescindibilidade da qualidade da Água Doce e da Biodiversidade associada aos ecossistemas aquáticos mediterrânicos que possuem espécies únicas de fauna e flora.

O RTT Póvoa das Mós em Pernes – troço do rio Centeio na Póvoa das Mós, possui diversas espécies piscícolas ameaçadas, tais como: boga portuguesa (Iberochondrosma lusitanicum), escalo (Squalius pyrenaicus), enguia (Anguilla anguilla) e verdemãs (Cobitis paludica). A boga portuguesa é um endemismo Lusitânico, ou seja, apenas existe em Portugal.

O troço da ribeira do Canavial em Casével, recebeu uma obra de renaturalização. Foram projetadas Técnicas de Engenharia Natural, aplicadas pela equipa da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade em cooperação com a União de Freguesias Casével e Vaqueiros.

O Dia Mundial da Terra, é exposto em painel o resultado do estudo técnico-científico sobre a biodiversidade existente na linha de água para que todos que visitem este troço possam ter acesso ao conhecimento.

Nuno Russo, Vereador da Proteção Ambiental e Raúl Violante, Presidente da Junta de Pernes plantaram árvores no troço do Rio Centeio em Póvoa das Mós, o Vereador destacou a importância da comemoração do dia Mundial da Terra, e para a necessidade de preservar os recursos naturais do Planeta, realçando a necessidade de se promover cada vez mais a consciência e a obrigação de deixar um mundo melhor para as gerações vindouras, continuando a poder usufruir de todo um património natural conjuntamente com os nossos munícipes, é um compromisso e uma ambição do Município”.

____________________