Santarém apresentou Plano de Mobilidade Urbana para devolver cidade às pessoas (com imagens)
24 Janeiro 2025, 18:26O Município de Santarém apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que tem como objetivo transformar toda a zona do planalto, tornando-a mais acessível e com uma mobilidade mais confortável para toda a população, e a “aplanação da cidade”, melhorando as acessibilidades do planalto às zonas da Estação, Ribeira de Santarém e São Domingos, explicou o presidente da Câmara, João Leite. A apresentação decorreu na tarde de sexta-feira, 24 de janeiro, no salão nobre dos paços dos concelho.
O plano tem vindo a ser construído ao longo dos últimos dois anos e apresenta intervenções “estratégicas e essenciais para o desenvolvimento do concelho”, segundo João Leite, que estima que o plano venha a ser executado durante a próxima década. O autarca garantiu ainda que este não é um projeto fechado, estando suscetível a melhorias.
A eliminação de barreiras arquitetónicas que dificultem a mobilidade apeada ou de bicicleta, a criação de zonas de coexistência (entre veículos, bicicletas e peões), ou exclusivas a peões, no caso do centro histórico, bem como o reforço dos transportes públicos são algumas das intervenções contempladas no plano criado pela arquiteta Paula Teles
A responsável do projeto deu nota da importância de pensar o crescimento das cidades tendo em conta o planeamento da mobilidade e o desenho urbano é essencial para que as cidades cresçam na direção certa e de forma sustentável, acrescentando que é cada vez mais necessário inverter a pirâmide de prioridades e promover um crescimento voltado para a mobilidade sustentável, de modo a reduzir a quantidade de veículos no interior das cidades.
De modo a promover uma maior mobilidade pedonal e ciclável, o plano contempla também a criação de várias zonas verdes e ajardinadas, e de um “corredor verde” nas principais artérias de Santarém, que ligam a zona de São Bento ao Sacapeito. Estas artérias serão reconfiguradas também para que comportem vias pedonais, ciclovias, transportes públicos e viaturas.
Junto às várias escolas serão também criados “itenerários pedonais seguros entre casa e a escola”.
Requalificação da Frente Ribeirinha é o primeiro grande projeto a avançar
Segundo João Leite, o primeiro grande projeto a avançar no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável é a requalificação da Frente Ribeirinha na Ribeira de Santarém, que conta já com financiamento público através do programa PT2030 e o funicular que vai ligar São Bento à Estação Ferroviária.
Os projetos vão ser apresentados com mais pormenor a 19 de março, revelou João Leite.
Os Programas de Mobilidade Urbana Sustentável são obrigatórios desde 2002, sendo que apenas 10% dos municípios têm estes documentos elaborados. Em 2024, a União Europeia lançou uma diretiva que as autarquias que não tivessem estes documentos preparados deixariam de estar em condições de se candidatar a fundos europeus.