Santarém acolhe 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos
13 Dezembro 2024, 11:45O Salão Nobre da Casa do Campino, em Santarém, é palco, esta terça-feira, 12 de dezembro, do 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos. Promovido pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e insere-se no âmbito das iniciativas da Cidade do Vinho 2024.
A sessão de abertura contou com intervenções de Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, Jaime Ferreira, presidente da AGROBIO, José Arruda, secretário-geral da AMPV, e Luís Castro, presidente da CVR Tejo.
Nuno Russo destacou a importância do evento, sublinhando que “Santarém é Cidade do Vinho este ano e tem organizado diversas iniciativas para promover os vinhos da região, contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para a sustentabilidade ambiental”.
Ao longo do dia, especialistas e representantes do setor abordam temas relevantes, como o enquadramento da agricultura biológica, regras e normas de produção, sequestro de carbono, certificação de sustentabilidade no setor vitivinícola, impacto do Mercosul nos vinhos portugueses e o mercado nacional e internacional de vinhos biológicos.
Este encontro ocorre num momento crítico para a produção vitivinícola, tanto em Portugal como na Europa, onde os desafios económicos, ambientais e sociais exigem soluções inovadoras para proteger a vitivinicultura biológica e garantir a subsistência dos agricultores.
A Câmara Municipal de Santarém, em colaboração com a AGROBIO, já implementou o Mercado Agrobio e planeia concretizar, em breve, o projeto das Hortas Comunitárias e Sociais na antiga Escola Prática de Cavalaria.
O evento reflete o compromisso de Santarém e das entidades envolvidas em debater e propor soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do setor, garantindo a valorização dos vinhos biológicos e do território nacional.