Salvaterra homenageou Francisco Cristóvão (com Fotos)

21 Abril 2024, 11:27 Não Por João Dinis

O Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, recebeu na noite deste sábado, uma significativa e emotiva homenagem a Francisco Cristóvão, “um dos autarcas mais antigos no país, se não for mesmo o mais antigo”, como salientou o Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, Francisco Madelino.

Nascido na Glória do Ribatejo a 17 de abril de 1954, desde cedo integrou o momento associativo e de cidadania da freguesia e do concelho de Salvaterra de Magos.

Após ter cumprido o serviço militar, na altura obrigatório, Francisco Cristóvão, foi profissionalmente técnico de farmácia, estando ligado à fundação do Centro de Dia de Glória do Ribatejo, ao Clube de Caçadores da Glória do Ribatejo, tendo também um importante papel enquanto autarca da freguesia da Glória do Ribatejo e na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, onde foi Presidente da Assembleia Municipal, no mandato 2009 – 2013.

Com o anfiteatro completamente cheio de familiares, amigos, autarcas e pessoas que simplesmente lhe reconhecem um grande trabalho em prol da freguesia e do concelho de Salvaterra de Magos, o Município de Salvaterra de Magos quis assinalar o cinquentenário do 25 de Abril com uma homenagem a um dos homens que muito fez pela democracia no concelho.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, destacou a personalidade agregadora de Francisco Cristóvão, que lhe permitiu ser Presidente da Assembleia, mesmo estando na oposição, numa altura em que o Bloco de Esquerda liderava o Município e este havia sido eleito pelo Partido Socialista.

Agradecendo a presença de todos os que ali estiveram para o agraciar, Francisco Cristóvão enfatizou a importância do 25 de Abril, fundamental para “tornar o poder local autónomo”, considerando esta “uma das conquistas mais importantes da democracia”, por ter permitido que a população tenha visto melhorada a sua qualidade de vida.

Referindo que encarou sempre a sua presença nos órgãos autárquicos como um “serviço à população”, o ainda autarca, eleito na Assembleia Municipal, agradeceu a homenagem, bem como a todos os autarcas de todos os párticos, destacando como grande feito dos seus 45 anos como autarca, o facto de ter trabalhado na “grande melhoria da qualidade de vida das pessoas, como a possibilidade destas terem água, luz, saneamento e rede viária”.

Após a homenagem seguiu-se um concerto com “Sebastião Antunes e Quadrilha”, que fez as delícias dos presentes.

________________

_____________________

_____________________