Salvaterra de Magos tem Rainha do Tejo à mesa de 1 de Março a 3 de Abril

17 Fevereiro 2022, 21:20 Não Por João Dinis

O Mercado da Cultura de Marinhais, recebeu esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, a apresentação da vigésima sexta edição do Mês da Enguia, que de 1 de Março a 3 de Abril se realizará no concelho de Salvaterra de Magos.

Quinze restaurantes aderentes e um vasto programa cultural dão o mote para o certame que a autarquia e os empresários esperam possa vir a ser impulsionador da economia do concelho, sobretudo dos sectores da restauração e hotelaria, dois dos mais afectados nos últimos anos, em virtude da pandemia.

 Além dos quinze restaurantes, que servem verdadeiras iguarias confeccionadas com a Rainha do Tejo, o programa inclui também uma forte componente cultural, como o momento de stand up com João Seabra ou o concerto com Luis Trigacheiro e vários momentos desportivos, que estão incluídos no programa.

Paralelamente e em todas as freguesias do concelho vão estar patentes diversas exposições, quedarão ao visitante uma perspectiva identitária do concelho de Salvaterra de Magos.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a congratular-se por esta poder ser uma edição do Mês da Enguia que marque também o fim da pandemia, focando-se também na importância do certame para a economia do concelho, para a qual o Município também colaborou com a distribuição de 10 mil euros em vales, que podem ser descontados nas refeições dos restaurantes aderentes.

Os empresários da restauração estão confiantes que esta será uma boa edição do Mês da Enguia, apesar de existirem ainda algumas condicionantes, são esperados centenas de visitantes ao concelho de Salvaterra de Magos, bem como aos 15 restaurantes aderentes à iniciativa, o que será também sinónimo de mais pessoas em todas as actividades .

Apesar da seca, a enguia continua no Tejo continua a ser em grande número e em boa qualidade conforme nos atestam os empresários que diariamente a servem à mesa dos seus restaurantes.

Ainda que alguns restaurantes tenham algumas inovações gastronómicas tendo como base a enguia, os pratos tradicionais, como as enguias fritas ou o ensopado de enguias continua a fazer as delícias dos apreciadores.

________________

_____________________

_____________________