Salvaterra de Magos recebeu documento histórico

3 Dezembro 2021, 15:10 Não Por Redacção

Integrada nas comemorações do quinto aniversário da Falcoaria como Património Imaterial da Humanidade, decorreu na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos a oferta à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos da ‘escritura de partilhas datada de 1534, referente ao Senhorio da Vila de Salvaterra, herdado por D. Fradique Manoel, avô do 1º Conde da Atalaia’, por parte da Professora Doutora Natália Correia Guedes.

Segundo referiu a dadora, após o Foral, este será o “segundo documento mais importante da história de Salvaterra e na posse do município”, pelo que foi com grande satisfação que efectuou a doação a Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Francisco d’Orey Manoel, Director do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, convidado a intervir na cerimónia, destacou a importância desta doação, que no seu entender deverá ser “devidamente divulgada”, bem como deverão ser asseguradas condições de preservação e divulgação on-line do mesmo, podendo o mesmo servir para estudos, palestras ou outras actividades.

________________

_____________________

_____________________