Salvaterra de Magos inicia projeto piloto de transporte a pedido na Lezíria

9 Fevereiro 2023, 12:48 Não Por João Dinis

O concelho de Salvaterra de Magos irá iniciar em breve o projeto de transporte a pedido, sendo o primeiro concelho da Lezíria do Tejo a implementar o serviço, que servirá depois de base para a implementação do serviço em todos os concelhos.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, por Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que referiu que o serviço irá ser prestado por todos os táxis do concelho que aderiram à campanha.

Segundo o autarca a intenção é que o projeto ligue todas as freguesias e lugares do concelho, podendo assim auxiliar os munícipes mais isolados, e que nem sempre dispõem de transporte para as suas deslocações, sobretudo às unidades hospitalares ou para realizar as suas compras.

Os utentes, que em breve serão informados de como poderão aceder ao serviço, pagarão apenas um preço “simbólico” pela viagem, “uma ida a Santarém custará no máximo 4 euros por pessoa”, revelou Hélder Esménio, que anunciou ainda que a autarquia irá investir anualmente cerca de 30 mil euros, sendo o restante valor suportado pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

O objetivo é melhorar a ligação à sede de concelho, mas também aos postos de saúde e hospitais, entre outras”, referiu o autarca, que viu todo o executivo apreciar positivamente a medida.

O projeto do transporte a pedido, que está já implementado em diversos municípios do país, chega assim à Lezíria do Tejo, num projeto piloto em Salvaterra de Magos, que poderá depois ser replicado nos restantes concelhos.

______
____________________