Salvaterra de Magos eterniza memória da falcoaria com monumento (com Fotos)

16 Dezembro 2023, 21:46 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou este sábado o Monumento de Homenagem à Falcoaria, com o objetivo de recordar as gerações futuras o “património histórico cultural do concelho”, como salientou Hélder Esménio, Presidente da autarquia.

Erigida na rotunda de entrada na vila, o monumento representa um falcoeiro com o seu falcão, atividade reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial em 2016.

A atividade, desenvolvida no concelho de Salvaterra de Magos deste o século dezoito, tem no território não só muitos entusiastas, como e muito procurada por amantes das aves e da modalidade, salientou o autarca, que justificou assim a homenagem.

O monumento, com cerca de dez metros de altura, foi esculpido por Leonel dos Santos, com mármore oriundo de Borba, com o qual trabalhou nos últimos oito meses.

António Carapuço, Presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria, aproveitou a ocasião para anunciar a intenção de criar no concelho de Salvaterra de Magos uma zona de caça afeta a falcoaria.

________________

_____________________

_____________________