Salvaterra abre prémio Infante D. Luís às artes também à Pintura e Escultura

11 Maio 2021, 11:20 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou esta semana a sexta edição do Prémio Infante D. Luís às Artes, que visa  promover o apoio ao desenvolvimento da actividade artística, na área das Artes Plásticas, este ano aberto à pintura e escultura.

Face à pandemia Covid 19, este ano, o Município de Salvaterra de Magos, anuncia que “de forma a apoiar os artistas e promover a cultura”, decidiu abrir o concurso às duas categorias de Escultura e Pinturacom atribuição de um prémio por categoria.

Escultura: O tema das obras a apresentar é livre, devendo as mesmas ser executadas em materiais resistentes à exposição ao ar livre, nomeadamente: pedra, ferro, componentes resinosos ou cerâmica cozida e, a sua dimensão máxima não poderá ser inferior a 0,50m. Cada artista pode apresentar o máximo de dois trabalhos a concurso.

Pintura: O tema e as técnicas de execução das obras apresentadas são livres e cada artista pode apresentar apenas um trabalho a concurso.

O concurso destina-se a todos os artistas nacionais e estrangeiros, maiores de 18 anos, residentes no território e as obras apresentadas não podem ter sido executadas em data superior a dois anos à data da inscrição. Ao concurso apenas serão admitidos trabalhos originais e não premiados noutros concursos.

O Prémio a atribuir será no valor de mil euros, por cada categoria, podendo haver, se o júri entender, várias menções honrosas aos trabalhos, que receberão também troféu e diplomas.

Os trabalhos serão avaliados por um júri que inclui um representante do Município de Salvaterra de Magos e dois professores ou artistas que desenvolvam atividade na temática da pintura e/ou escultura.

O prazo de entrega dos trabalhos termina a 31 de Agosto e a ficha de inscrição e condições podem ser consultadas no sitio oficial da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.