Roubos de catalisadores continuam na região. Último ocorreu em frente ao Jardim 25 de Abril em Coruche

20 Agosto 2021, 16:49 Não Por João Dinis

O roubo de catalisadores continua na região, e os meliantes não olham a meios para atingir os seus fins, e em plena luz do dia e em espaços frequentados atacam os automóveis furtando os catalisadores de forma célere, o que deixa antever que se pode tratar de um grupo organizado.

Nos últimos meses, sobretudo em Samora Correia e Benavente são inúmeros os casos relatados pelos proprietários das viaturas, de que ao chegarem à viatura se deparam com o furto do equipamento, cujo preço pode variar entre os 300 e os 800 euros, mas que no mercado negro dificilmente ultrapassará os 200 euros.

Um dos últimos roubos ocorreu esta quinta-feira, 19 de Agosto, em pleno centro de Coruche e numa zona bastante movimentada.
O proprietário de uma viatura, que pede para não ser identificado, deixou a sua viatura estacionada no parque em frente ao Jardim 25 de Abril, em Coruche, e passado cerca de três horas quando regressou, ao colocar a viatura em marcha, apercebeu-se do barulho e verificou que lhe tinha sido furtado o catalisador. A solução foi accionar a assistência em viagem e deslocar o carro para a oficina, onde terá agora que repor o catalisador, num valor ainda não estimado, mas que será sempre avultado.

Um catalisador não é mais que um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna, mas que na sua composição tem diversos materiais preciosos, entre eles ouro e paládio, um mineral ainda mais caro que o ouro e utilizado nos veículos a gasolina, pelo que os catalisadores se tornam bastante apetecíveis para a venda no mercado negro.

De acordo com o que o Notícias do Sorraia apurou, a Guarda Nacional Republicana tem algumas situações sobre investigação, podendo mesmo ter já identificado alguns dos autores dos furtos de catalisadores efectuados em toda a região, não havendo no entanto, até ao momento, detenções ou apreensões do material furtado.


Fotografia: Imagem ilustrativa

________________

_____________________

_____________________