Rota da “Coruja do Saber” aproxima jovens da leitura

22 Maio 2020, 16:01 Não Por João Dinis

O projecto “Coruja do Saber”, levado a cabo pela Biblioteca Municipal de Coruche, tem tido nesta altura de confinamento, um papel fundamental ao levar, sobretudo aos mais jovens do concelho, os livros e a leitura.

Nas últimas semanas, a carrinha que é uma verdadeira biblioteca móvel, totalmente equipada, não só com livros, mas com acesso à internet que disponibiliza aos utilizadores, tem levado aos quatro cantos do concelho de Coruche a leitura a mais jovens, e não só, que aproveitam a oportunidade e o confinamento para enriquecerem a sua cultura, mantendo activo o seu hábito de leitura.

O projecto é dinamizado por Norberto Esperança, que ao receber os leitores, mais ou menos fiéis, lhes vai aconselhando alguns livros ou autores, procurando sempre fidelizar novos leitores para a biblioteca, o que nem sempre é fácil, pois o livro tem hoje em dia a feroz concorrência da internet, ainda que este considere que “existe espaço para tudo, pois nada substitui folhear e ler um bom livro”.

O Notícias do Sorraia acompanhou a “Coruja do Saber”, na sua visita à freguesia de São José da Lamarosa, onde esteve junto ao largo principal, e onde recebeu diversos alunos do primeiro ciclo, muito deles já conhecidos de Norberto Esperança, que no período lectivo faz um périplo pelas escolas, dinamizando a actividade da leitura, em parceria com as professoras de cada escola.

Durante o tempo que acompanhamos o serviço de biblioteca móvel da Câmara Municipal de Coruche, entidade que gere a Biblioteca Municipal, que agora se encontra a receber obras de modernização, foram diversos os jovens alunos que ali se deslocaram, bem como a encarregada de educação de um deles, que aproveitou a ocasião para entregar um livro que o seu filho havia levantado numa visita anterior.

Entre os mais novos, as escolhas vão obviamente para os livros de aventuras, com o “Bando das Cavernas” a ser dos preferidos dos jovens leitores, como era o caso do Manuel, que nos referiu que já tinha lido toda a série, que era a sua preferida. Desta vez, a escolha recaiu em dois livros do Plano Nacional de Leitura, aconselhados por Norberto Esperança.

Mas nem só os mais novos aguardam a chegada da biblioteca móvel, também os seniores acabam por procurar este serviço bibliotecário, que em tempo de pandemia e confinamento, levou a uma readaptação dos livros, criando uma secção com literatura para adultos, dos temas mais actuais, aos grandes clássicos portugueses.

Este serviço possibilita ainda, que os leitores possam contactar a biblioteca através do e-mail, biblioteca@cm-coruche.pt, solicitando os livros que desejam, que lhes serão entregues na primeira visita que a biblioteca móvel realize na sua área de residência.

Nas últimas semanas, o serviço criou um roteiro especial, tendo em conta todos os constrangimentos impostos pela pandemia da covid-19, com o claro objectivo de manter os hábitos de leitura, sobretudo nos mais novos, aqueles que são facilmente “desviados” pelas novas tecnologias.

________________

_____________________

_____________________