Ricardo Gonçalves garante que “solução Santarém está bem viva”

18 Janeiro 2024, 16:44 Não Por André Azevedo

O presidente da Câmara de Santarém garante que a opção estratégica de Santarém “está bem viva”, embora tenha caminho para fazer. O autarca falou ao NS após a sessão de apresentação do relatório preliminar do Novo Aeroporto de Lisboa, que se realizou sexta-feira, 18 de Janeiro, na Casa do Campino, em Santarém.

O autarca explicou ao NS que a solução às exigências da Comissão Técnica Independente, relativas à interferência com o espaço aéreo da base da Força Aérea de Monte Real, será a rotação da pista, orientando-a noutro sentido.

Os promotores terão até 26 de Janeiro para dar resposta às questões levantadas pela CTI, algo que Ricardo Gonçalves garante que será feito.

“É, como dizemos desde a primeira hora, a solução que traz mais coesão territorial ao país”, vinca o autarca escalabitano.

Alteração de critérios de avaliação europeus gera críticas

Os critérios europeus estabelecidos para a avaliação geográfica da localização de aeroportos não se coadunam com os estabelecidos pela CTI, já que avaliam a área de influência do aeroporto a uma distância-tempo num intervalo de 30 minutos, enquanto os critérios europeus alargam essa margem para 60 minutos.

Ricardo Gonçalves criticou o desrespeito pelas normas europeias já que deixam a solução Santarém em desvantagem a outras soluções, sacrificando a coesão territorial. O autarca referiu ainda a oportunidade de consolidar o turismo na zona centro com a passagem do comboio de alta velocidade perto de Fátima, criando uma ligação ferroviária directa Aeroporto-Alta Velocidade.

____________________ ____________________