José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) era este domingo um homem muito cansado, mas extremamente satisfeito com a participação da entidade na BTL de Lisboa, que este não teve como destinos convidados o Alentejo e o Ribatejo, “algo que já não sucedia há mais de dez anos”.
Convidado pelo NS a fazer um balanço da participação da ERTAR na BTL 2025, José Santos começa por referir que acredita que “conseguimos atingir os objetivos aos quais nos propusemos”, destacando que no que respeita ao Ribatejo “ao estar com um stand, tal como o ano passado, permitiu promover e projetar a imagem do Ribatejo de uma forma autónoma, dentro daquilo que é a linha de ação que definimos na entidade regional, que é trabalhar o marketing operacional do Ribatejo de uma forma específica.”
“Procurámos trazer o Ribatejo mais, mais verde, mais ligado à natureza, mais sustentável, porque também estamos a perceber que muitos projetos turísticos no Ribatejo estão a seguir uma linha mais próxima da sustentabilidade”, salienta José Santos, que destacou que para tal “fizemos uma nova produção fotográfica, uma nova imagem, mantendo ainda o plano “Ribatejo, Viva a Festa”, mas trazendo uma campanha “Ribatejo, um destino com tanto para contar””.
A campanha do Ribatejo “esteve na entrada da BTL em grande destaque e também em Lisboa numa campanha que fizemos em seis mupis digitais, desde o Corte Inglês até ao Estoril, onde tivemos a preocupação de também fazer aqui um “call to action” para cativar as pessoas para virem ao nosso stand do Ribatejo e do Alentejo”, num “primeiro objetivo que tínhamos, e que eu creio que foi conseguido.”
“Depois na feira concretizar essa nova imagem, manter a mesma ativação de marca do ano passado com conteúdos”, tendo a entidade para isso investido mais no merchandising do Ribatejo.
José Santos destaca ainda o patrocínio da principal conferência da BTL, organizada pela CNN, onde estiveram 300 pessoas, “os principais influenciadores e decisores do turismo em Portugal. “Isso permitiu termos lá filmes do Ribatejo, permitiu à saída entregar a cada participante na conferência um saco com o branding “Ribatejo, Viva a Festa” com material promocional do Ribatejo, cada uma dessas 300 pessoas recebeu um SMS com a promoção turística do Ribatejo, mas também no jantar que fizemos com 200 operadores turísticos internacionais, o welcome drink foi para promover os vinhos do Tejo, o que foi muito interessante porque muitos deles não conheciam e explicámos que eram vinhos do Tejo e não vinhos do Alentejo”, destacou.
O Presidente da ERTAR destaca o facto de este ano ter havido “mais municípios do Ribatejo a pedirem dois módulos, como o caso de Benavente, que teve aqui uma presença muito ativa, com expositores, com produtores”, “depois tivemos eventos maioritariamente promovidos por municípios que apresentaram aqui as suas iniciativas, os seus projetos para o próximo ano”
“Tivemos a preocupação de atuar em três planos: no nosso stand, na feira mas fora do nosso stand e fora da feira”, destaca.
“Eu creio que o momento que eu penso que foi particularmente simbólico e até emotivo na inauguração da feira, enquanto destino convidado: trouxemos o Grupo Folclórico Infantil de Vila Nova da Erra e Coruche, que apresentou aqui o Fandango para os principais decisores e principais convidados da BTL”.
José Santos considera que “o Ribatejo beneficiou, acredito, de ser destino convidado, porque também há uma promoção global que a BTL faz e que começa muito antes, que impactou porque o Ribatejo e o Alentejo apareceram nessa promoção global da feira.”
Embora ainda não existam números oficiais, estima-se que o certame tenha ultrapassado as 80 mil pessoas, o que levou a muitas interações com o público, havendo para isso um conjunto de atividades no stand da ERTAR. ”Tivemos muitos passatempos com muita gente a participar no passatempo “Descubra o Ribatejo”, onde oferecíamos dormidas no Ribatejo, muitas pessoas levarem um chapéu do Ribatejo.”
“As pessoas vêm muito ao nosso stand porque sentem que há conteúdos que há animação que há ofertas, que há passatempos”, o que leva o Presidente da ERTAR a estar “satisfeito com o que realizámos”, “creio que atingimos praticamente com um bom grau de eficácia aquilo que foram os objetivos a que nos propusemos há uns seis meses, quando começámos a preparar esta presença.”
Pelo stand do Alentejo e Ribatejo passaram as três maiores figuras de Estado, Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-ministro, bem como alguns líderes políticos, que cada vez mais distinguem o Ribatejo como uma região turística.
Questionado se este era o melhor reflexo da Entidade Regional de Turismo, José Santos considera que “o Notícias do Sorraia, e outros meios de comunicação social do Ribatejo, também tem tido um papel importante nisso, eu acho que é um trabalho em rede e é um trabalho global”, ainda que a ERTAR tenha “uma responsabilidade maior porque somos uma entidade pública, temos meios para isso e é a nossa missão.”
“Sentimos que estamos a atuar como agregadores, como catalisadores”, o que leva a que exista “a noção que o Ribatejo já vale por si próprio.”
“Claro que o destino está a crescer e eu acho que começamos agora a ter mais eventos, mais iniciativas, a ter mais hotéis, mais camas, mas é um ciclo, tal como isso aconteceu no Alentejo há 30 anos”, começa por referir, salientando que “o Ribatejo tem identidade fortíssima, há poucas regiões em Portugal que têm uma entidade tão forte como Ribatejo”, pelo que “nós temos que conseguir trabalha-la, adapta-la, porque às vezes, no marketing e para nós atingirmos o mercado e trazer turistas nacionais e internacionais, é preciso fazer alguma adaptação”, mas “aquilo que é a pedra de toque, aquilo que é o recurso, a matéria prima essencial que sem ela não há destino turístico, o Ribatejo tem-na, que é a identidade e a autenticidade.” “E essa autenticidade não está desgastada, está intacta e nós temos que continuar a trabalhá-la”, e projetá-la “na gastronomia, na literatura, na ruralidade, na lezíria, na charneca, no património, nos vinhos”, que tiveram já muito destaque nesta edição da BTL.
“É um trabalho de equipa, onde os municípios, as empresas, a comunicação social regional têm também tido um papel muito relevante”, conclui.
Depois de nos dois últimos anos a ERTAR ter trabalhado com um conjunto de autarcas em fim de ciclo, por força da imposição legal do número de mandatos, desafiamos José Santos a deixar alguns concelhos aos que vão chegar.
“Acreditem que o Ribatejo é um destino turístico com tanto para contar como nós dizemos na nossa campanha, que pode ser descoberto”, afirmou.
José Santos desafiou os atuais e futuros Presidentes de Câmara a estarem com a Entidade Regional de Turismo, “fazerem propostas, estarem conosco nas iniciativas, estarem conosco na BTL com mais força, acreditando que nós acreditamos no Turismo do Ribatejo, acreditamos na região”, “e se acreditarmos todos juntos, com muita força eu acho que o Ribatejo vai ainda crescer mais, e a médio prazo, transformar se á num destino turístico com peso em Portugal.”