Na sequência da inesperada interrupção no abastecimento de energia elétrica que afetou todo o território de Portugal continental no dia 28 de abril, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), ativou de imediato o CCOM – Centro de Coordenação Operacional Municipal, com o objetivo de dar resposta às necessidades emergentes da população e das instituições do concelho.
A primeira avaliação dos impactos nos serviços municipais foi realizada pelas 14h30 de segunda-feira, identificando os principais constrangimentos provocados pela crise energética. Mais tarde, pelas 19h00, reuniu-se, em formato reduzido, a Comissão Municipal de Proteção Civil nas instalações do SMPC. Este encontro contou com a participação dos diversos serviços da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e dos agentes de Proteção Civil, que partilharam dificuldades e coordenaram soluções para apoiar a população e acelerar a reposição da normalidade.
O abastecimento de energia foi gradualmente restabelecido em todo o concelho e encontra-se, nesta altura, já totalmente regularizado.
Na terça-feira, dia 29 de abril, todas as escolas do concelho retomaram o funcionamento normal. A Câmara Municipal enaltece o empenho das direções dos agrupamentos escolares, docentes e pessoal não docente, que permitiram devolver a tranquilidade às famílias após um dia marcado por um “apagão geral”.
O Município de Vila Franca de Xira expressa o seu profundo agradecimento a todos os que estiveram na linha da frente da resposta à situação vivida, com destaque para os Bombeiros, Forças de Segurança, Serviços de Proteção Civil e SMAS, cujo esforço incansável foi essencial para mitigar os efeitos da falha generalizada de eletricidade e garantir, mesmo perante dificuldades, o abastecimento de água à população.