Resistente antifascista vai à Glória do Ribatejo contar a sua história

23 Abril 2023, 10:13 Não Por Redacção

Domingos Abrantes, um histórico resistente antifascista, preso político, dirigente do PCP, deputado à Assembleia da República e membro do Conselho de Estado vai estar na Glória do Ribatejo, no próximo dia 24 de abril, onde contará a sua história, numa iniciativa que “pretende relembrar as duras condições de luta e da resistência anti-fascista na clandestinidade, através das palavras de um dos seus heróis ainda vivos.

A palestra, inserida nas comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, é organizada pela concelhia de Salvaterra de Magos do PCP, e com entrada livre, iniciar-se-á a partir das 21 horas.

“A heroica fuga de Caxias”, será a história contada por Domingos Abrantes, que contará com moderação de Domingos Lobo.

Domingos Abrantes nasceu em 1936, é natural de Vila Franca de Xira. Proveniente de família muito pobre, fez apenas a 4.ª classe, tendo ido trabalhar para a fábrica aos 11 anos. Entrou para o MUD juvenil aos 17 anos e, no ano seguinte, em 1954, aderiu ao PCP, passando à clandestinidade como funcionário do Partido em 1956. Foi preso pela primeira vez em 1959. Dois anos depois, juntamente com outros camaradas, evadiu-se do Forte de Caxias, na célebre fuga com o carro blindado de Salazar. Foi novamente preso em 1965. Para além de Caxias, passou ainda pelas prisões do Aljube e de Peniche. No total passou cerca de onze anos nos cárceres fascistas, cinco dos quais em isolamento e sofrendo tortura do sono. Após o 25 de Abril foi deputado à Assembleia da República entre 1976 e 1995. Foi membro do Comité Central do PCP de 1963 a 2016, tendo feito parte do Secretariado e da Comissão Política. Foi membro do Conselho de Estado de 2016 a 2022. 

________________

_____________________

_____________________