Requalificação Urbana da Chamusca quer devolver a rua às pessoas (com Fotos)
14 Maio 2023, 0:54A inauguração das zonas de Requalificação Urbana junto ao Mercado Municipal da Chamusca e da zona envolvente à futura Casa das Artes decorreu durante a tarde deste sábado, 13 de Maio, contando com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva e do executivo municipal.
Estas intervenções fazem parte do plano de Requalificação Urbana do centro da Chamusca, que visa melhorar as condições da vila, bem como melhorar a mobilidade urbana sustentável. “Queremos contribuir para a questão da descarbonização e para a questão de as pessoas poderem andar a pé no centro da vila”, vincou Paulo Queimado afirmando que o objectivo é “devolver a rua às pessoas”. O autarca explicou ainda que é algo importante também para o comércio local, já que obriga, quer os residentes quer os visitantes a passar à porta dos estabelecimentos, dando oportunidade aos comerciantes de “fazer uma campanha de venda do produto”.
O projecto divide-se em quatro fases, com estas intervenções a pertencerem à fase dois e à fase quatro, representando um investimento de cerca de três milhões de euros, dos quais 1,7 milhões são financiados pelos fundos comunitários. “É um projecto para convidar as pessoas a vir mais para a rua, a andar mais a pé, de uma forma mais sustentável”, explicou o autarca.
Por: André Azevedo