Requalificação do Museu de Benavente revitaliza espaço para a sua afirmação (Com Vídeo)

28 Dezembro 2020, 15:38 Não Por Redacção

Decorrem a bom ritmo as obras de requalificação do Museu de Benavente, cujas obras têm o objectivo de dotar a infraestrutura de uma ampla área de exposição, de um espaço destinado a albergar todo o seu acervo, permitindo acolher os visitantes com qualidade.

A intervenção em curso, prevê a preservação do alçado principal e a construção integral de todo o interior, adoptando uma linguagem estética atual na conceção dos espaços e serviços a disponibilizar.
Mantendo o alinhamento original da rua, o edifício mantem igualmente a linha de cumeeira, passando a dispor de 3 pisos plenamente dotados para as múltiplas áreas funcionais num equipamento desta natureza, designadamente espaços de exposição temporária e de longa duração, área de reservas geral e específicas, sala multiusos, gabinetes de trabalho e ainda cafetaria e terraço.

Com a realização deste projecto, a autarquia pretende “encontrar soluções para os problemas de espaço e de falta de serviços para os visitantes. Esta nova estrutura permitirá responder às tendências actuais, no que se refere ao programa museológico e aos serviços que a instituição deve prestar, abrindo-se ao exterior e proporcionando uma intervenção dinâmica e dialogante com todos os públicos”, referindo que o grande desafio é “afirmar o Museu Municipal de Benavente como um Museu de Território de referência.”

O Museu Municipal de Benavente, que desde 2002 integra a Rede Portuguesa de Museus, foi inaugurado em Julho de 1980, possui uma grande coleção de caráter etnográfico reunida ao longo de cerca de 40 anos por Joaquim Parracho.

Além desta colecção o Museu de Benavente possui ainda um conjunto de coleções de referência na área da alfaia agrícola, traje, fotografia, cerâmica e ofícios tradicionais. Este vasto acervo, integrando mais de 20 000 objetos, exige pelo seu valor e pelas suas características próprias, a criação de espaços específicos para exposição e reservas, que permitam garantir condições de conservação e comunicação adequadas.

As obras de renovação do espaço têm um custo total de 1.253.264,71 euros, contando com o apoio da União Europeia (FEDER) em 1.065.275,00 euros e um investimento municipal de 187.989,71 euros.

Fotografias: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________