Requalificação do Campo Infante da Câmara em Santarém arrancou esta semana e vai transformar espaço emblemático da cidade

15 Janeiro 2025, 19:57 Não Por João Dinis

As obras de requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara, em Santarém, que abrangem a zona envolvente à praça de touros e incluem um novo parque urbano, no valor de 3,5 milhões de euros, começaram esta semana, disse fonte municipal.

“Esta é uma área nobre do nosso concelho que necessita de regeneração urbana. O projeto é fundamental, pois estamos a intervir numa zona central da cidade. É uma intervenção necessária e de grande importância para a população, que permitirá afirmar Santarém no contexto regional e nacional”, declarou à Lusa o presidente da Câmara, João Leite (PSD).

O projeto está dividido em três fases, sendo que a primeira, já em curso, conta com um investimento público de 350 mil euros.

Esta fase prevê a melhoria das acessibilidades junto ao campo de futebol, a correção de pavimentos e passeios, a melhoria das condições de acesso ao centro escolar do Sacapeito, a criação de áreas verdes e a eliminação de lama e buracos na área.

“Estamos a falar de 300 mil euros apenas para a pavimentação, aos quais se somam os custos associados às áreas arbóreas e espaços verdes, elevando o investimento público para cerca de 350 mil euros nesta fase”, explicou João Leite.

Na primeira fase também está prevista, através de financiamento privado, a instalação de uma ciclovia na Rua Engenheiro António José.

“O nosso objetivo é criar melhores acessibilidades, promover a mobilidade e garantir a segurança”, acrescentou o autarca de Santarém.

A segunda fase do projeto prevê a criação de um parque urbano verde, com sombras e áreas de lazer, e cuja execução está prevista ocorrer entre 2025 e 2028.

“A cidade precisa de uma solução que ofereça espaços verdes, sombras e áreas de lazer, funcionando como mais um atrativo para o nosso território”, destacou João Leite, acrescentando que o projeto, que tem um custo estimado de 3,5 milhões de euros, está atualmente a ser elaborado por uma equipa externa.

Por fim, a terceira fase inclui a criação de uma praça central junto ao parque urbano, com um novo fórum multiúsos, áreas de sombra, espaços de estadia e lazer, e vegetação de grande porte, integrando ainda um espelho de água.

O presidente da autarquia referiu ainda que a Câmara de Santarém está a negociar com a Santa Casa a exploração da praça de touros Celestino da Graça, com o objetivo de realizar mais espetáculos e eventos.

“Em parceria com a Misericórdia de Santarém, estamos a construir uma solução para que a Praça de Touros possa ter outro tipo de resposta. Espero em março ter esse dossiê fechado. Queremos criar uma solução positiva que vai dar resposta para recebermos espetáculos e eventos com impacto relevante no nosso território”, referiu. 

____________________