Requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara vai finalmente avançar

4 Janeiro 2025, 13:09 Não Por André Azevedo

O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, anunciou que as primeira fase da requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara vai arrancar durante a próxima semana, com a intervenção a centrar-se na zona envolvente à Praça de Touros Celestino Graça e ao Centro Escolar do Sacapeito.

“Vamos acabar com o desconforto existente junto ao Centro Escolar do Sacapeito, onde mães, pais e avós deixam diariamente as suas crianças”, garantiu o autarca em publicação nas suas páginas nas redes sociais.

A apresentação da intervenção global, que se desenrolará em várias fases, está marcada para terça-feira, 14 de janeiro. O autarca afiança ainda que a autarquia está focada em “criar mais e melhores condições para o nosso Concelho, para a nossa população”.

O Campo Emílio Infante da Câmara tem sido alvo de várias discussões sobre o destino que irá tomar, tendo sido apresentadas, ao longo dos últimos 30 anos, várias soluções para o espaço – desde a instalação de um novo terminal rodoviário, à criação de um espaço verde, ou a transformação da Monumental Celestino Graças num espaço de espetáculos multiusos.

Recentemente foi apresentado o designado “Masterplan”, elaborado pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, em que se apontaram vários cenários, como a construção de um fórum multiusos, de espaços verdes, de recintos polidesportivos, a ampliação do Centro Escolar do Sacapeito e a criação de miradouros, entre outras intervenções numa zona da cidade com grande carga histórica, onde até meados da década de 1990 decorreu a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo.

Aquele que é um dos espaços mais emblemáticos de Santarém, foi casa da Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo, e é ainda casa das Festas de São José, do Festival Nacional da Gastronomia (um dos ex-libris scalabitanos) que decorre na Casa do Campino, bem como da Monumental Celestino Graça.

____________________

____________________