Requalificação de antiga Cantina de Mora dá lugar a moderno equipamento de integração e inclusão de pessoas (com Fotos)

21 Junho 2023, 21:24 Não Por João Dinis

A requalificação da antiga Cantina Escolar de Mora no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) irá permitir à CERCIMOR, não só aumentar de 10 para 25 o número de utentes apoiados, como prestar um serviço de maior qualidade e proximidade, evitando assim que os utentes, de várias idades e necessidades, tenham que realizar um percurso diário de mais de duas horas.

A apresentação do projeto decorreu na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do executivo da Câmara Municipal de Mora, liderado por Paula Chuço, do Diretor do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Évora, José Ramalho, da Direção da CERCIMOR e de diversas entidades e autarcas locais.

O projeto, orçado em cerca de 700 mil euros, visa dotar o espaço de condições adequadas à sua nova função, passando a ter todas as condições para acolher os 26 utentes e todos as funcionárias inerentes ao serviço. Com esta requalificação serão também criados mais seis postos de trabalho.

Para Ana Mendes Godinho, que colocou a primeira pedra nas novas obras, este foi um “um arranque simbólico”, mas importante, porque assinalada “o arranque de obras no Centro para a Capacitação e a Inclusão de Pessoas com deficiência”, num dos 11 projetos apoiados no distrito de Évora, que corresponderão ao apoio de cerca de 600 pessoas.

No entendimento da Ministra, esta ação “mostra bem também o dinamismo que está a acontecer e a mobilização assumindo que o investimento social é mesmo crítico no nosso país”, com o objetivo de “criar respostas onde elas são precisas.”

Para a governante a resposta criada em Mora, além de permitir uma maior proximidade na resposta social, vem garantir “a verdadeira inclusão e não guetos.”

“Acho que estamos aqui hoje, todos, simbolicamente, também a dar como mensagem, integrar, inclusão e garantir que não desperdiçamos ninguém em Portugal, sob pena de coletivamente, estarmos a ter a incapacidade daquilo que nós precisamos, que é garantir verdadeiramente inclusão e investimento social para transformar vidas”, concluiu.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço esta é uma “obra que para nós tem vários significados”, sendo a primeira de maior dimensão do atual executivo.

“Ver os sorrisos destes utentes que aqui estão e podermos dar-lhe umas novas valências, dar qualidade de vida e poder incluí-los na sociedade é muito importante para nós”, referiu a autarca, que se demonstrou também bastante satisfeita com a visita e as palavras de Ana Mendes Godinho.

Ana Mendes Godinho anunciou também que o apoio do PRR à obra sofreu nas últimas semanas uma majoração de 20%, para fazer face ao aumento de custos da construção civil, facto considerado pela autarca como “uma ótima notícia”.

____________________