Requalificação da Torre do Relógio de Mora orçada em 600 mil euros

9 Julho 2020, 20:29 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Mora aprovou esta quarta-feira, o arranque do concurso público para a requalificação do edifício da Torre do Relógio, num investimento de 600 mil euros, acrescidos de Iva.

Com esta requalificação a autarquia de Mora pretende tornar o espaço um recinto multiusos, com diversas valências sobretudo culturais e um espaço referência para a Vila de Mora.

O concurso público para a realização da obra será lançado em breve, sendo que o Presidente do Município, Luís Matos, gostaria que a obra se iniciasse até ao final do ano.

A imponente Torre do Relógio, situada no centro da vila de Mora, faz parte do edifício com construção do século XVI e que em tempos deu lugar aos Paços do Concelho. Edificado, não se sabe ao certo se antes ou depois de Mora ter recebido Foral Manuelino (23 de Novembro de 1519).

Sabe-se no entanto que tanto esta construção civil como a religiosa, que acabou por mais tarde se erguer em frente, foram os dois pontos de partida para a vila começar e desenrolar-se, a partir desta praça e ficando para trás o Largo do Calvário, no qual poderia ter tido origem a agora vila de Mora. 


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________