Remoção de açude em Vaqueiros vale prémio ao GEOTA

17 Abril 2024, 20:48 Não Por Redacção

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA) recebeu esta terça-feira o prémio internacional pela intervenção de reabilitação e remoção de açude obsoleto no rio Alviela em Vaqueiros, Santarém, outorgado Dam Removal Europe, pela World Fish Migration Foundation, pelo Banco Europeu de Investimento, pela The Nature Conservancy e apoiado pela Dutch Postcode Lottery e pela Forest Peace Foundation.

A distinção ocorreu durante a cerimónia realizada na Free Flow Conference, em Groningen, Países Baixos, depois do projeto ter sido pré-selecionado como um dos três melhores projetos por um júri independente de especialistas internacionais, que culminou numa votação online em que o público votou no seu projeto finalista favorito.

As opiniões do júri e do público foram consideradas numa ponderação de 50-50 e o resultado elegeu Portugal como vencedor do Dam Removal Europe Award 2023.

“Faz exatamente um ano que o GEOTA, através do programa Rios Livres, desenvolveu o projeto de reabilitação que incluiu a remoção do açude de Vaqueiros, no rio Alviela, que já não tinha qualquer uso, e que constituía uma barreira à conectividade fluvial.  Na sequência deste trabalho, Portugal aproximou-se do que é já prática comum noutros países da Europa”, referiu Ana Catarina Miranda, coordenadora do Rios Livres GEOTA, mencionando ainda que “este prémio, de 15 mil euros, vai ser aplicado na continuidade do nosso trabalho na bacia do Alviela. Atualmente, o GEOTA está a desenvolver um conjunto de atividades que passam pelo mapeamento e caracterização das barreiras à conectividade fluvial e na elaboração de um processo participativo, onde as pessoas possam expressar de forma clara o que pensam para o presente e para o futuro do Alviela”.

O GEOTA, em abril de 2023, completou o projeto de restauro de um troço de 100m do rio Alviela, estabilizando margens, recuperando a galeria ripícola e restabelecendo a conectividade fluvial em 3,3 km através da remoção do Açude de Vaqueiros.

Para a GEOTA, este projeto foi um marco para o movimento de remoção de barreiras obsoletas à conectividade fluvial em Portugal, uma vez que, após a conclusão da remoção, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do anterior governo, anunciou o início de um Programa Nacional para a Remoção de Barreiras Obsoletas com o apoio das ONGA.

________________

_____________________

_____________________