Reforçada a sinalização junto ao radar de Foros de Almada para alertar condutores incautos que não deverão ter multas perdoadas
31 Outubro 2023, 8:30A Infraestruturas de Portugal (IP) reforçou a sinalização rodoviária junto do radar instalado na EN119, nos Foros de Almada, concelho de Benavente, depois das inúmeras reclamações apresentadas pelos automobilistas, que alegavam que o sinal de velocidade de 70 km/hora, os levou a serem autuados pelo radar que tem como 50 km/hora a velocidade máxima.
O facto do radar se encontrar após a placa de sinalização da localidade, e de acordo com o código da estrada em vigor, torna automaticamente a velocidade máxima em 50 km/hora, esclarece ao NS a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) entidade que gere o sistema.
A funcionar desde 1 de setembro, o radar ao quilómetro 27.95 da Estrada Nacional 119, foi aquele que registou maior número de infrações, havendo automobilistas que acumulam mais de uma dezena de multas, cada uma, a pelo menos, 60 euros.
Sabe o NS que à ANSR têm chegado dezenas de reclamações de automobilistas que alegam que o sinal de 70 km/horas, que antecede o radar no sentido Santo Estevão – Coruche, os levou ao equívoco e que por essa razão foram apanhados pelo radar em infração.
Fonte da ANSR, consultada pelo NS, refere que dificilmente será dada razão aos automobilistas, uma vez que a sinalização existente no local cumpre o código da estrada e que os mesmos foram incautos e não observaram as regras de trânsito.
À exeção de alguma coima que tenha sido erradamente aplicada, na leitura de matrícula ou outra anomalia, todos os automobilistas terão que pagar as suas coimas, quem em muitos casos ascende no total a centenas de euros.
Depois de mais de um mês de reclamações dos automobilistas, sobretudo nas redes sociais, a IP decidiu colocar um sinal de 50 km/hora, a cerca de 50 metros da placa que assinala o início da localidade de Foros de Almada, de forma a precaver os automobilistas para a velocidade a que deverão atravessar a localidade.