Refeições servidas aos alunos do concelho de Coruche criticadas pela CDU
16 Setembro 2023, 11:18Valter Peseiro, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Coruche, criticou esta semana, em reunião de câmara, as refeições servidas aos alunos das escolas de Coruche, por considerar que estas não reúnem as condições nem quantidades necessárias aos alunos.
A critica foi deixada durante o ponto da ordem do dia em que os autarcas reviam o contrato de delegação de competências com a Diretora do Agrupamento de Escolas, passando a autarquia a gerir a alimentação.
Até ao final do ano letivo passado, na Escola Secundária de Coruche, as refeições eram confecionadas localmente por cozinheiras afetas ao espaço escolar, sendo as compras dos produtos efetuadas em muitos dos estabelecimentos do concelho.
O eleito da CDU lamentou não só o facto de as compras deixarem de ser feitas nos comerciantes locais, bem como a diversidade, qualidade e quantidade dos pratos servidos aos alunos.
Francisco Oliveira (PS), Presidente da Câmara Municipal de Coruche, salientou que a mudança no serviço prestado aos alunos se ficou exclusivamente a dever ao facto de faltarem cozinheiras para preparar a comida aos alunos, tendo a autarquia que recorrer à entidade prestadora de serviços ao abrigo do Acordo Quadro com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo para não deixar os alunos sem refeições, o que seria um verdadeiro problema para a comunidade escolar.
A vereadora com o pelouro da educação, Fátima Galhardo (PS), salientou que as refeições cumprem todos os requisitos emanados nas normas do Ministério da Educação.
Fátima Galhardo convidou ainda todos os vereadores a fazerem uma refeição na Escola Secundária e atestarem a qualidade das mesmas.
Refira-se ainda que cada refeição tem um custo ao Município de 2,30 euros.