Rede de Universidades Sénior da Chamusca quer “igualdade de oportunidades para todos os idosos do concelho”

16 Outubro 2023, 19:03 Não Por André Azevedo

A Câmara Municipal da Chamusca lançou, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho, a Rede de Universidades Séniores do Concelho da Chamusca (RUSCha), centralizando assim todos os recursos que estavam espalhados pelas freguesias, nas respectivas universidades séniores, e que algumas tinham dificuldade em encontrar formadores. A apresentação decorreu esta segunda-feira, 16 de Outubro, no Cineteatro da Chamusca.

A RUSCha faz parte do plano de acção da autarquia para o envelhecimento activo e vai contar com actividades em todas as freguesias do concelho, segundo explicou o presidente da Câmara, Paulo Queimado. Outro dos objectivos, segundo o autarca, é combater o isolamento dos idosos, que representam a maior fatia populacional do concelho da Chamusca. “Quando trabalhamos em comunidade sentimo-nos mais acompanhados. Se alguém não aparece um ou dois dias na universidade há sempre alguém a ligar e a perguntar se está tudo bem”, explicou o edil.

Outrora as Universidades séniores estavam repartidas pelas freguesias, tendo cada uma os seus formadores e planos curriculares próprios. Com a criação da RUSCha, pretende-se que “todos os utentes tenham igualdade de oportunidades”. Os formadores e o plano curricular serão os mesmos para todos os pólos. “Como decisores, cabe-nos criar as condições para que isso aconteça”, afirmou Paulo Queimado.

O plano curricular que os utentes têm à disposição é constituído por 13 “disciplinas”, sendo que sete são aulas práticas, de duas horas, e seis são aulas teóricas, de uma hora semanal. Na componente prática os utentes vão ter aulas de relaxamento e movimento, artes performativas, artes plásticas e decorativas, clube de jornalismo, área de projecto e formação musical. O plano teórico é composto pelas disciplinas de conhecimento e cultura geral, tecnologias e inovação, culturas do mundo, ciências e experiências e jogos matemáticos e raciocínio.

Segundo explicou a vice-presidente da autarquia, Cláudia Moreira, a quem coube a apresentação do plano curricular, as políticas de envelhecimento activo são uma prioridade do município e a RUSCha tem como objectivo “fortalecer o envelhecimento activo e estimular uma participação activa da população mais idosa”. A autarca deixou ainda alguns dados estatísticos, revelando que no concelho da Chamusca há cerca de 391 idosos por cada 100 jovens.

____________________