Rede de fibra óptica no concelho de Salvaterra em expansão para chegar a todo o concelho

26 Fevereiro 2021, 15:33 Não Por Redacção

Os Foros de Salvaterra, no concelho de Salvaterra de Magos, vão ter até ao final do ano, disponibilidade de rede de fibra óptica, após a empresa DSTelecom ter assumido esse compromisso junto da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Neste momento, e de acordo com a autarquia, a cobertura de fibra do concelho de Salvaterra de Magos “ronda os 50%, não chegando sequer a Muge, ao Granho, ao Granho Novo nem à Várzea Fresca. Marinhais, Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra  e Glória do Ribatejo, também não dispõem de cobertura total”.

Neste sentido e após diversas conversações, a empresa apresentou em 2020 o seu projeto para expansão da rede, que visa alcançar mais 2 826 unidades habitacionais e a cobertura de todo o Município.
Este projecto contempla a construção de um novo POP – “Point of Presence” em Foros de Salvaterra, o basculamento de toda a rede existente em Foros de Salvaterra e em Salvaterra de Magos para este novo POP e a realização da rede de distribuição pelas zonas ainda não cobertas no concelho.

A autarquia revela que encontrou de imediato um terreno, tal como havia feito em Marinhais, e estabeleceu um novo protocolo, tendo a DSTelecom adaptado o projecto para este novo equipamento e para a expansão da rede, trabalhos que deverão acontecer durante o ano de 2021, e que estão a decorrer por todas as freguesias (passagem de novos cabos, construção de armários, etc.).

Pese embora o facto dos trabalhos se processarem a um ritmo mais lento que o inicialmente previsto em face da pandemia, a DSTelecom continua empenhada em concluir a expansão da rede até ao final do ano de 2021”, salienta o Município de Salvaterra de Magos, que acrescenta estar a tentar junto da empresa que esta liberte as ligações de modo faseado e logo que possível, ao invés de disponibilizar tudo só no final da obra.


Fotografia: Direitos Reservados