Recriação da chegada da coluna militar e condecorações aos militares encerram comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém
27 Abril 2024, 18:28As cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e da Liberdade em Santarém culminaram com a recriação da chegada da coluna liderada, então, por Salgueiro Maia e com a condecoração de vários dos militares de Abril, bem como dos elementos da Comissão Administrativa, no sábado, 27 de Abril.
A recriação da chegada da coluna foi recriada no período da manhã com os veículos, alguns deles utilizados nessa gloriosa marcha, partiram do Jardim da Liberdade até ao edifício dos Paços do Concelho, onde também a 27 de Abril chegaram. Assim como Salgueiro Maia o fez nessa manhã, também os militares subiram às janelas da Câmara Municipal para dar vivas à Liberdade, ao 25 de Abril e a Salgueiro Maia, um dos grandes símbolos da Revolução dos Cravos.
Durante a tarde foram homenageados com a Medalha de Mérito do Município os membros da Comissão Administrativa que geriu a Câmara de Santarém, imediatamente a seguir à deposição do regime: o então presidente Francisco Viegas (título póstumo) e os vogais Egídio Veloso (título póstumo), Henrique Ferreira (título póstumo), Luís Ferreira, Manuel Melancia, Raúl Violante, Francisco Robalo (título póstumo) e Grimoaldo Duarte.
Foram ainda agraciados com a Medalha de Ouro do Município o Coronel Carlos Maia de Loureiro em nome de todos os militares que integraram a coluna, o Coronel (então Capitão) Garcia e Correia e o Coronel (também então Capitão) Correia Bernardo.
Ao NS, o presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves fez um balanço sobre as actividades, referindo que “honraram a memória daqueles que a partir de Santarém levaram a chave da Liberdade para as portas que Abril abriu”.